Deve terminar até o final de semana a construção das galerias pluviais na Rua Rondônia e na Rua Professora Margarida Siqueira Dias, que ficam no Jardim São Domingos, segundo informações da Secretaria Municipal de Obras. A construção das caixas de contenção / galerias pluviais eram esperadas há anos e causavam prejuízos a população, principalmente em épocas de constantes chuvas. Algumas casas chegavam a alagar, como ocorreu em dezembro do ano passado. Por conta disso, várias reuniões com representantes dos moradores do bairro e o prefeito José Ronaldo Xavier foram realizadas afim de encontrar soluções para realização das obras. O município conseguiu o recurso e os trabalhos iniciaram.

Segundo o Secretário, Luiz Antônio Possagnoli, foi realizada a ampliamos da capacidade de captação de água fluvial, aumentando a rede com mais duas linhas de um metro na parte existente e também levou até o cruzamenrto da Sergipe com a Rondônia. “O tubo existente não conseguia captar a quantidade de água que desce. Esta foi primeira fase para solucionar definitivamente. Foi readequado pois o emissário também não estava atendendo as exigências técnicas e ambientais no lançamento no rio. O projeto era bem extenso e acabamos detectando novas situações que não estavam no nosso registro ”.

Após o término desta fase, será feito o nivelamento e empedramento do local. Para José Teodoro da Silva, morador do bairro há 25 anos, estas obras são muito importantes. “A gente espera que não arrebente, que segure a água. Sempre que chovia muito fazia umas valetas grandes na porta de casa impedindo a saída. Se Deus quiser agora deve melhorar”, disse, esperanço. Já o Sr. Mário Carvalho, morador há 12 anos no bairro, a população sofria muito com o excesso de água que descia no local, alagando casas, causando muito transtorno. “Espero que com as obras melhore bastante”.

Várias operações de Força Tarefa foram realizadas, inclusive com apoio de outras áreas como as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Viação e Serviços Públicos e Samae, que acompanharam alguns dos trabalhos realizados.