Notícias

Home / Cidade / Notícias

A Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes anunciou nesta semana que a instalação da prisão semi-aberta em Andirá está descartada. A implantação da unidade estava prevista para esta segunda-feira, dia 19, quando 30 homens  encarcerados na cadeia pública local e na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) seriam transferidos  para o prédio  construído pelo Governo do Estado  para abrigar a Delegacia de Policia Civil andiraense,  que  até hoje não funcionou devido a falhas em sua arquitetura. O edifício cito à Rua Chico Mendes, próxima ao Centro de Convivência de Idosos, conta com amplo espaço para a realização de serviços burocráticos e possui carceragem para 63  presos divididos em 13 celas. O Governo voltou atrás da decisão ao tomar conhecimento através do Deputado Hermas Brandão Junior (PSDB) que a comunidade andiraense é contra a implantação do sistema no município.  A posição contraria a utilização do prédio como centro penal foi decidida em audiência pública realizada no Cine Teatro São Carlos, no último dia 8. O encontro contou com as presenças de técnicos da SEJUS, Deputado Hermas Brandão Junior – PSDB, autoridades municipais, empresários e outras representações da sociedade andiraense.  

Durante o debate o Secretário Municipal de Administração Edson Roberto Stefanuto chegou a acenar com a possibilidade de a  prefeitura revogar a cessão do terreno, se a SEJUS persistisse em levar o projeto  adiante,  destacando que:  “À área foi  cedida à SESP – Secretaria Estadual de Segurança Pública,  especificamente para a construção de uma nova delegacia no município,  não para implantação de prisão semi-aberta”. 

Com a decisão tomada pela Secretária Maria Tereza Uille, no inicio da semana, o prédio mal projetado que levou cerca de quatro anos para ser concluído deixou de ser responsabilidade da SEJUS  passando novamente para a SESP.

Fonte: Assessoria - João Campos