O governo do Paraná amplia investimentos na infraestrutura aeroportuária dos municípios paranaenses. O governador Roberto Requião autorizou nos últimos dias a licitação para a realização das obras de recuperação da área pavimentada do terminal de Andirá, no Norte Pioneiro do Estado. Os recursos podem chegar a R$ 179 mil.

O plano prevê obras de renovação do pavimento, incluindo a pista de 1000 metros de comprimento por 23 metros de largura e o pátio de estacionamento.

O secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, explicou que os investimentos fazem parte do programa de recuperação de aeroportos públicos municipais que acontece desde 2003, por meio de parcerias com as prefeituras. Desde então, mais de 40% dos terminais receberam algum tipo de melhoria com investimentos ou fornecimento de materiais do Governo do Paraná.

Ainda segundo Tizzot, a ação do governo vem sendo benéfica para as cidades, favorecendo principalmente a aviação comercial. “A aviação é um modo necessário para o desenvolvimento de atividades econômicas dos municípios paranaenses. Temos grandes exemplos de utilização para o transporte de mercadorias, alguns de passageiros e outros de saúde, com as UTI’s móveis”, ressaltou.

MAIS OBRAS – Recentemente, o governador determinou o início da licitação para a pavimentação da pista do aeroporto de Castro, autorizando investimento máximo de cerca de R$ 3,9 milhões. De acordo com o projeto elaborado pela Secretaria dos Transportes, a pista terá dimensões de 1.400 metros de comprimento por 30 metros de largura. Também serão asfaltados o pátio de manobras e o acesso rodoviário, somando 48 mil metros quadrados de área pavimentada.

Nos últimos dias foram autorizadas também obras em dois aeroportos no Sudoeste. Os terminais de Pato Branco e Realeza vão receber a aplicação de R$ 470 mil. Estão previstos trabalhos de rejuvenescimento de pavimento da área pavimentada e renovação da sinalização horizontal, conforme as normas do Comando da Aeronáutica.