A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, gestiona para incentivar plenamente as atividades das pequenas e médias empresas.

Preocupada com o crescimento social e econômico ordenado, sustentável, a administração pública municipal organiza uma agenda de desenvolvimento, para integração e participação de  pequenos é médios empresários.

Para o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), “a base do desenvolvimento já existe no próprio município: as micro e pequenas empresas e as instituições de apoio”, afirma.

Centrada nessa realidade, a prefeitura promoveu o lançamento do programa de Desenvolvimento Local fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O evento realizado recentemente  reuniu  autoridades e empresários no Cine Teatro São Carlos. Na oportunidade a consultora do SEBRAE de Jacarezinho, Sílvia dos Santos Almeida, explanou sobre a nova realidade empresarial em nosso país, e destacou os principais benefícios que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas oferece à sociedade e as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Local nela fundamentado.

Após a apresentação e lançamento do programa, num segundo momento será formado o “Conselho Municipal do Programa de Desenvolvimento”.

Atuando na organização e realização dos eventos, e sendo o organismo responsável pela gestão das atividades afins, e principal ponte entre os governos e empresários, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem o papel de fomentar ações que efetivem o desenvolvimento, prestar apoio aos interessados e promover os benefícios para esses.  “A Lei sancionada em 2007, estabelece o tratamento diferenciado  a ser dispensado às microempresas e às empresas de pequeno porte no âmbito municipal. Estruturado o Conselho e atuando plenamente, elas  terão  benefícios fiscais municipais; preferência na aquisição de bens e serviços pelo poder público; incentivo à geração de empregos; incentivo à formalização de empreendimentos; incentivo à inovação e ao associativismo, entre outros”, esclarece a secretária de desenvolvimento econômico, Cleuza Guimarães.

Fonte: Jornal Folha de Andirá - Fredy Macedo