O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino ofertado pelas escolas brasileiras. Entre as cidades da região, Andirá ficou melhor colocado no índice das séries iniciais (que corresponde ao ensino fundamental I, coordenado pela Prefeitura, através das escolas municipais). Andirá tinha que atingir a meta de 5.8 e ultrapassou, ficando com 6.4. O percentual de meta foi melhor que várias cidades da região, entre as quais: Jacarezinho, Cornélio Procópio, Cambará, Itambaracá, Bandeirantes, Santa Amélia, entre outras.

No ano passado, 127 alunos matriculados nas turmas de 5º ano das escolas municipais passaram pela avaliação. Para a composição do IDEB, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, leva em consideração o desempenho das crianças na Prova Brasil e os dados de aprovação obtidos a partir do Censo Escolar.

POR ESCOLA – A Escola Municipal Ana Nery (a mais antiga da cidade e que este ano completou 75 anos) teve um salto importante nesta avaliação. Ela superou a meta de 6.4, atingindo 7.1.  Os dados divulgados também apontaram melhora na avaliação da Escola Municipal Michel Kairalla. A meta de 5.8 foi atingida, elevando o índice da para 6.1. A Meta da Escola Municipal Pingo de Gente também subiu: de 5.5 para 6.1. A melhor avaliação foi a da Escola Municipal Santa Inês . Ela tinha, como meta, 4.9 e atingiu 6.4. (a direção atribuiu os bons resultados à sala de reforço, a dedicação dos professores em atividades diferenciadas e aos pais que fecharam parceria para garantir com os que os alunos retornassem à escola no outro período).

A Escola Municipal Integral Criança Feliz foi a única instituição com índice negativo:  a meta era 5.8 e ficou com 5.5 (a direção esclareceu que a escola está mobilizando um plano de ação para ampliar a aprendizagem, com salas de reforço e projetos pedagógicos que envolvem arte, leitura e comunicação). A Escola Municipal do Campo  Arco Iris, que fica no Distrito Nossa Senhora Aparecida (Patrimônio), foi a única instituição que não participou da Prova Brasil, por que o número de alunos era menor  do que o mínimo apontado pelo IDEB.

A Secretária Municipal de Educação, Laudicéa Mello Pereira, comemorou o resultado. “A nossa nota subiu e isso se deve ao  empenho dos professores em melhorar a qualidade da educação, a parceria com os pais, aos projetos novos que estão acontecendo, e as salas de reforço, que têm resultados importantes. Aos que precisam melhorar índices vamos intensificar, ainda mais, as atividades pedagógicas”, afirmou. A Prefeita, Ione Abib, também demonstrou satisfação com os resultados: “O Ideb andiraense cresceu e isso significa que os alunos estão saindo do 5º ano melhores em aprendizagem, interpretação de textos e raciocínio lógico. Eu atribuo esse progresso aos muitos investimentos que a prefeitura tem feito na educação, aos projetos que estão acontecendo – e aqui eu destaco, também, às bibliotecas e incentivos à leitura - e a uma equipe de professores e servidores comprometida com a qualidade do ensino,” disse a Prefeita. Ela também destacou a gratuidade dos materiais escolares e dos uniformes, todos os anos, para todas as crianças da rede municipal; a boa alimentação, de qualidade, oferecida; às capacitações dos nossos professores. "Tudo que estamos priorizando contribui para um ambiente mais propício para o aprendizado”, finalizou.