“Você contribui e a prefeitura retribui em melhorias para todos”

A prefeitura de Andirá começa nesta sexta-feira (17) a distribuição dos carnês do IPTU/TSU de 2012. A primeira opção de pagamento único e a primeira prestação para parcelamento em 10 meses vencem dia 16 de março.

De acordo com o Secretário de Finanças Orlando Suda, o imposto foi corrigido em 6,5%, (seis e meio por cento) tendo como base o Decreto Municipal Nº. 5.953, de 2 de fevereiro de 2012. Serão distribuídos cerca de oito mil carnês e a arrecadação deverá ultrapassar R$ 1,5 milhão.  O prazo entre a postagem e a entrega dos carnês pelos Correios é de 03 dias e a orientação para o contribuinte que não receber até o vencimento da primeira parcela é para que solicite seu carnê no o setor de tributação da prefeitura.  O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no Paço Municipal, à Rua Mauro Cardoso de Oliveira nº. 190.

Prazos e bonificações:

Pagamento único com vencimento em 16 de março tem 20% de desconto, 15% para a quitação total em 16 de abril e 10% em 16 de maio.

A opção de parcelamento em 10 vezes, com vencimento a partir de 16 de março, não tem bonificação.

O IPTU/TSU é uma relevante fonte de arrecadação da prefeitura. É uma receita que fica integralmente no município, sendo utilizada pela administração em ações que contemplam diretamente a população. Mas lamentavelmente a inadimplência em Andirá continua alta. Em 2011 mais de 25% dos contribuintes deixaram de pagar o imposto, e o índice pode se repetir em 2012, já que essa é a média dos últimos anos.  O pagamento dos Tributos Municipais é de extrema importância, pois eles representam uma das principais arrecadações anuais do município. Parte deste recurso é destinada às áreas da saúde e educação e para a execução de obras de infra-estrutura.   Para se ter uma idéia de como essa fonte é importante para a população, em 2011, por meio de arrecadação própria, o Governo Municipal conseguiu renovar as frotas leve e pesada, adquiriu 03 ambulâncias novas, 01 Van Transit Passageiro, executou obras de saneamento básico em vários pontos da cidade, como pavimentação de ruas e construção de galerias, além de realizar reformas em escolas e Centros de Educação Infantil.  IPTU 2012: Você contribui e a prefeitura retribui em melhorias para todos.

Fonte: Assessoria - João Campos