A gerente de projetos do Instituto Sicoob, Angela Prates do Nacimento - do escritório regional em Londrina -, juntamente com gerente do Banco Sicoob de Andirá, Marcelo Corsato, estiveram na Prefeitura de Andirá na última semana em reunião com os secretários de Cultura e Comunicação, Tiago Silvio Dedoné; Educação, Laudicéa Mello; e Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Marcelo. O objetivo foi apresentar o Instituto para os gestores municipais, debater sobre projetos educativos e de intervenção social e cultura e buscar firmar parcerias. Angela destacou que um dos principais projetos é o CooperJovem, cujo o objetivo é difundir a cultura cooperativista, o desenvolvimento social e econômico. “O projeto busca tirar o intuito individualista, por meio de projetos permanentes e pontuais”, destacou, enfatizando que este debate pode ser melhor explorado nas instituições de ensino, inserindo-se na grade curricular.

Os representantes do Sicoob disseram, ainda, que a região onde o projeto é aplicado apresenta resultados muito importantes no campo da perspectiva de identidade e protagonismo social. Os cursos voltados à alunos e também para professores são gratuitos. No que tange a capacitação permanente de professores, eles explicaram o material didático utilizado na formação dos educadores. “A idéia é contribuir com a comunidade local, unindo forças. Mudanças de comportamento  da família, mudanças de hábitos da comunidade. Depois desta releitura, cria-se uma cultura cooperativista, de coletividade”. Além dos materiais para orientação dos professores, o Instituto também disponibiliza oficinas, palestras sobre educação financeira, oficina de artes e até projetos ambientais.

O Sicoob disponibiliza, periodicamente, um ônibus com mais de 200 cursos on line gratuitos para a população. Eles também oferecem cursos em escolas, comunidades e Centros de Convivência dos Idosos, orientando sobre educação financeira. A Secretária de Educação se interessou pelo projeto e vão buscar inserir no calendário escolar a implementação do projeto. As secretarias de Cultura e Assistência Social também apresentaram demandas e áreas que podem ser aplicados projetos de cooperativismo. Outro encontro para dar prosseguimento a parceria foi agendado.