Diante dos fatos ocorridos no dia de hoje (quinta-feira – 15/06) com a operação Raio X, deflagrada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), referente a supostas irregularidades ocorridas na Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá, a Prefeitura Municipal de Andirá vem a público esclarecer que:

A Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá é uma entidade privada, com diretoria e gestão próprias, que mantém um contrato de prestação de serviços com a PMA, através de um processo licitatório, onde os recursos são repassados através da comprovação, com notas fiscais, dos serviços que incluem atendimento de PS, com plantões médicos e serviços de apoio, serviços de obstetrícia (partos e cesáreas), ortopedia traumatológica, exames de imagem (raio x, ultrassom, tomografias), cirurgias eletivas e transporte de pacientes em altas e transferências.

Quando ocorreu a denúncia de possíveis irregularidades dentro da Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores promoveram uma reunião, onde ficou definida a instauração de Sindicância para apurar os fatos, já que o Município de Andirá é o maior mantenedor da instituição nos repasses acima descritos.

No momento do ocorrido, como o serviço é essencial à população, os repasses continuaram, mas sob a supervisão de uma nova equipe. A Sindicância, instaurada através da Portaria n.º 16.726 de 19 de dezembro de 2022, apurou várias eventuais irregularidades que foram entregues ao MP para que o mesmo tomasse as providências legais cabíveis.

A Administração Andiraense preza pela legalidade, transparência e a correta destinação do dinheiro público, que são princípios basilares do direito, e continuará colaborando com as investigações.