As obras da construção das 50 casas populares, do Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50, do Governo Federal e em parceria com a Prefeitura de Andirá, que serão distribuídas gratuitamente às famílias selecionadas pela Secretaria de Ação Social de Andirá, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), estão caminhando, mas, deve estender o prazo estipulado para conclusão até o mês de fevereiro de 2016, segundo informou um dos representantes da construtora, nesta quinta-feira (29), durante o encontro periódico dos beneficiários, promovido pela Secretaria no Cine Teatro São Carlos. A demora na conclusão das obras se deu por que a antiga construtora, que tocava o projeto, havia abandonado a obra sem justificativas.

Os moradores que compõem a comissão de acompanhamento avisaram o município que os trabalhos haviam sido paralisados e imediatamente a prefeitura entrou em contato com a Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, que iniciou os procedimentos de licitação e substituição de construtora e a partir daí, as obras prosseguem. O município, além de ter doado o terreno, tem a incumbência de proporcionar toda a infraestrutura como, por exemplo, água e esgoto; além da intermediação e gerenciamento dos contatos e reuniões com os beneficiários, desenvolvendo tecnicamente o diagnóstico social das famílias, organizando as reuniões, as informações sobre os andamentos das obras e trabalhando com as famílias temas sociais como a educação sanitária e gerenciamento econômico.
Os beneficiários fizeram vários questionamentos sobre as obras e receberam as orientações dos técnicos. Ele explicou, por exemplo, que foi necessário estender o prazo estipulado da entrega das obras por causa nos atrasos de repasses do Governo Federal à empresa. A Assessora Jurídica do município, Jaqueline Polizel, também falou com os beneficiários sobre informações que estava recebendo de que haviam casas à venda, o que é ilegal, pois o direito da casa é intransferível, podendo ser repassado apenas para o próximo nome da lista. Segundo ela, quem comprar uma casa desta, perderá o dinheiro e terá que sair do imóvel, além de responderem na justiça. O Prefeito José Ronaldo Xavier e a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, também participaram do encontro e destacaram que estão fazendo todo o possível para que as casas sejam entregues o quanto antes às famílias.