A parceria de sucesso do Sebrae com a Prefeitura de Andirá é fruto de uma importante e constante ação de consultoria e capacitação que envolve várias secretarias do poder público municipal. Periodicamente acontece na sede da Prefeitura um encontro do Comitê Gestor – um projeto de acompanhamento e consultoria ministrado pela representante do Sebrae, Rúbia Martoni, seguindo uma estratégia de análise de conjuntura e  proposição de norteamentos em busca de uma cidade empreendedora.  Setores da Secretaria de Administração (como, por exemplo: Licitação, Compras) participam do treinamento; outros setores (como, por exemplo: Vigilância Sanitária; Tributação, Comunicação) também participam. Nestes encontros, são realizados diagnósticos e acompanhamentos das evoluções das aplicações estratégicas.

O último encontro realizado pelo Comitê Gestor foi na sede da Associação Comercial, Empresarial  e Agrícola de Andirá (ACEAD). O evento foi muito produtivo e contou com a presença da nova diretoria da Associação, além de Secretários e colaboradores da Prefeitura . A consultora do Sebrae apresentou o aspecto situacional econômico de Andirá, os desafios e as prospecções de avanços . E isso foi confirmado na apresentação dos dados estatísticos e comparativos  apresentados pelos setores que compõem a Secretaria de Administração. Os profissionais dos setores de Licitação e Compras, por exemplo, mostraram informações sobre os avanços das empresas locais no processo de participação em licitações da Prefeitura. Desta forma, gerando a economia local e instigando o desenvolvimento da comunidade. Toda esta ação faz parte do projeto Compras Andirá. Desde que a Prefeitura e o Sebrae firmaram parceria de desenvolvimento estratégico, as políticas públicas de desenvolvimento econômico passaram a pautar projetos e importantes avanços na área.

A Prefeita, Ione Abib, durante sua explanação, lembrou que o município tem trabalhado para mobilizar leis e estratégias de incentivo às empresas locais. Ela citou referências de serviços e produtos que o município têm dificuldades de encontrar fornecedores locais que queiram participar de processos licitatórios.  Ela aproveitou para pedir a intensificação da parceria com a ACEAD justamente para ampliar oportunidades para os andiraenses.  O Presidente da Associação, Murilo Ferrari, agradeceu o empenho da Prefeitura em apoiar os empreendedores da cidade: “ Fico satisfeito em saber que a Prefeitura está de portas abertas para a ACEAD. É muito importante darmos este direcionamento às empresas locais. E estamos dispostos em auxiliar  na conscientização de nossos empresários. Forncecer ao município é uma grande oportunidade de negócios aos micro e pequenos empreendedores. Parabenizo ao setor de Compras  pelos dados apresentados e pelo trabalho que estão realizando”.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom