Ao assumir a prefeitura em janeiro, o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) considerou como um de seus principais projetos, a viabilização de oportunidades de emprego, através de cursos de capacitação, parcerias, estímulo às pequenas empresas do município e vantagens para atrair novas indústrias. Com essa estratégia, a administração pública tem conquistado resultados significativos para o desenvolvimento da cidade.

Exemplo é a parceria da prefeitura com a Yazaki Autopars, que está proporcionando oportunidade de emprego para dezenas de andiraenses, em Santo Antônio da Platina.

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, na Escola Ana Nery, a empresa londrinense Capital Humano, responsável pela seleção, treinamento e contratação de pessoal para preenchimento das 80 vagas de operador de produção oferecidas pela Yazaki, realizou entrevista e teste com 289 pessoas. 31 (4 homens e 27 mulheres) foram aprovados em dinâmica sem exame médico; 41 (10 homens e 31 mulheres), foram aprovados no teste de IMC (Índice de Massa Corpórea), mas não fizeram dinâmica; 11 (7 homens e 4 mulheres) foram aprovados em dinâmica, mas não compareceram ao exame médico; 110 (41 homens e 69 mulheres) foram reprovados em dinâmica e IMC e, 80 candidatos foram encaminhados para treinamento de 5 dias na unidade da Yazaki, em Santo Antônio da Platina.  De acordo com a diretora da Capital Humano, Vânia Bigas, a possibilidade de todos serem contratados é de 100%. “A seleção é bastante rigorosa e os candidatos que passam para a fase de treinamento, já são considerados aptos para o trabalho. Agora depende deles querer ficar ou não na empresa, mas dificilmente alguém desiste”, observou a diretora.

A Yazaki Autopars produz chicotes elétricos para as marcas: Toyota, General Motors, Honda, Peugeot, Renault, Nissan e Ford. A Companhia, que é uma joint-venture de mexicanos e japoneses, pretende crescer 50% no Brasil até 2012. Atualmente nas unidades de Irati e Santo Antônio da Platina, gera 1500 empregos diretos.

Fonte: Da Assessoria