Curso Artesanal de Confecção Básica em Tecidos realizado no Distrito Nossa Senhora Aparecida, encerrou na sexta-feira (03), com resultados positivos.

A administração municipal de Andirá, com objetivo de proporcionar novas oportunidades de trabalho e geração de renda às famílias, tem investindo bastante na formação de mão-de-obra. Em menos de dois anos, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e de parcerias com o SENAR, SENAC, SESI e Sindicato Rural de Andirá, ofereceu vários cursos de capacitação aos munícipes, dentre eles: culinária, jardinagem, eletricista, artesanato, pintura, manicure e corte e costura.

Na sexta-feira (03), mais um treinamento foi concluído: Confecção Básica de Tecidos (Corte e Costura), realizado em parceria com o SENAR e Sindicato Rural de Andirá, no Distrito Nossa Senhora Aparecida. Os participantes elogiaram a iniciativa e avaliaram o curso de forma positiva. “Eu não tinha nenhuma experiência em costura, mas nesses 12 dias de treinamento aprendi bastante. Agora pretendo comprar uma máquina e começar a fazer alguns serviços para aumentar a renda da família. O curso foi muito bom”, disse a trabalhadora rural, Rosa Alves de Araújo, 32 anos.

“Fiz uma calça masculina, uma feminina e uma camisete. Gostei muito do curso. Já dá para costurar para a família”, comentou Silvana Ferreira Lima.

A estudante Deise Vicente, 16 anos, elogiou a iniciativa. “Foi ótimo trazer esse curso até nós. Aprendi bastante. Agora é só praticar um pouco em casa e depois pegar serviços de fora”.

Helena Anacleto da Rocha confeccionou blusa, saia e calça masculina. Pensa em organizar uma associação. “Gostei muito do curso. Agora a gente poderia se unir, formar uma associação de costureiras no Patrimônio e entrar firme no mercado de confecção”, sugere.

O jovem Rodrigo Ramos, 18 anos, foi o único homem que participou do treinamento. Fez camisas, calças e bermudas. Foi bastante elogiado pelas colegas pela qualidade de seu trabalho. “Sempre tive vontade de aprender a costurar, mas faltava oportunidade. Agora que fiz o curso básico pretendo fazer o avançado”, ressaltou o estudante que já se destaca pela produção de bijuterias artesanais.

A instrutora do SENAR, Rosilda Aparecida da Rosa, ficou satisfeita com a participação dos alunos. “Eles tiveram muita força de vontade e dedicação. Faziam muitas perguntas para tirar dúvidas e desmanchavam várias vezes as peças costuradas, até que ficassem perfeitas. Foram 12 dias de dedicação e os esforços foram gratificados com bons resultados”, avaliou a professora, mostrando as peças confeccionadas pelos aprendizes.

A Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, participou do encerramento junto com a equipe do CRAS. Para ela é gratificante poder contribuir na capacitação das pessoas, proporcionando-lhes novas oportunidades de geração de renda.

“Hoje encerramos o curso de corte e costura nesse local e estamos felizes em oferecer essa oportunidade a vocês, sem que precisassem se deslocar a Andirá. No início do ano que vem traremos à essa comunidade, novas oportunidades de aprendizagem e outros  serviços prestados pelo CRAS, como atendimento psicológico e o Bolsa Família, além de um moderno Telecentro que propiciará a inclusão digital do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida com o mundo. O sinal da Internet já está disponível, em janeiro traremos os computadores”, informou  Ana Lúcia.

Inclusão digital é uma realidade que cada vez mais faz parte do dia a dia das pessoas e que trará inúmeros benefícios aos moradores do Distrito Nossa Senhora Aparecida e de comunidades rurais vizinhas.

O Curso Artesanal de Confecção Básica em Tecidos, com 100 horas de duração, contou com 16 participantes e foi realizado em uma residência alugada pela prefeitura, para as futuras instalações do Telecentro e atendimento do CRAS às famílias residentes no Distrito Nossa Senhora Aparecida e nas vilas rurais Recanto Feliz e Alphavile.

Fonte: Da assessoria