Personagem urbano, “Pezão” é daqueles que não precisa dizer o apelido para receber atenção especial.

“Pezão” chama a atenção pelos inúmeros acessórios que orna o pescoço, a companhia da inseparável e fiel amiga “Fadinha”, uma vira-lata que tem sua cadeira especial na “bike”. Capítulo a parte, a “bike”, tanto quanto o dono chamam “muuuiiito” a atenção pelas inúmeras hélices de ventilador que a enfeitam e, frequentemente gera brincadeiras de alguém que comenta, “'Pézão' não sofre com o calor”. Ou, “Qualquer dia esta bicicleta voa”. Detalhe! Parecendo cataventos, as hélices ostentam mensagens cristãs! Andar de “bike” para ele, além de ajudar no deslocamento, é “uma terapia”, diz.

A história de “Pezão” iniciou há quarenta e dois anos, quando nasceu Valdir Marquês de Lima, em Andirá, o apelido é de uma obviedade tamanha, mas que, atualmente, não chama a atenção pelos diversos atrativos vistos no homem, em sua “bike” e no tratamento dispensado à sua companheira vira-lata.

Funcionário público municipal, trabalhou como auxiliar de serviços gerais por 16 anos. Um acidente provocou sua aposentadoria precoce, fazendo com que receba proventos da previdência social pública (INSS) desde 2005.

De infância pobre, foi criado por pais adotivos, estudou até a 4ª série do atual Ensino Fundamental. Casado por duas oportunidades, ficou viúvo da primeira esposa, e separou da segunda. Sua família completa com o filho Mateus Marques de Lima, 08 anos, para quem rende todo seu esforço. E para cumprir com suas obrigações, “Pezão” complementa a renda fazendo pás para coleta de lixo, usando como matéria prima, latas de tintas de 18 litros, que ganha dos amigos “pintores”, proprietários e/ou responsáveis por obras.

O personagem, apesar de andiraense morador na Vila Americana, com sua “bike”, passeia pela região, onde é conhecido por muitas pessoas que adquirem suas pás, a quem ele chama de “irmãos” por compartilhar da vida que leva com simplicidade e “muitos adereços”

Fonte: Jornal Folha de Andirá – Fredy Macedo