A equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estará na próxima segunda-feira, dia 13, em Andirá, para apresentar um levantamento sobre a realidade situacional do sistema de água no município, especialmente no que tange às tubulações antigas (com mais de 40 anos), que estão apresentando sequencialmente uma série de rompimentos, forçando interrupção de fornecimento de água à comunidade e trazendo muitos transtornos à população. O pedido foi feito pela própria prefeita, Ione Abib, na última semana, quando esteve em Curitiba, requisitando documentações a respeito da obra de troca de tubulações. Segundo ela, a atual gestão do sistema tem encontrado muitas dificuldades por falta de documentações e diagnósticos.

A Prefeita foi à imprensa pedir desculpas à população pela falta de água e também foi para explicar que o sistema opera em 60% da sua capacidade, tamanho os problemas herdados, mas que a complexidade maior está mesmo na falta de informações. Desafio este que, segundo ela, “vai ser superado, com planejamento estratégico, trabalho sério e parcerias”. Só nesta semana foram vários os atendimentos para solução de canos rompidos, em diversas regiões da cidade. Fora isso, os problemas que contribuíram para as interrupções de fornecimento da última semana ainda tiveram um outro agravante: as falhas no sistema de captação de água no Rio das Cinzas. Lá, o Samae realizou uma grande operação de limpeza e desobstrução do espaço de captação. Foram dois caminhões de barro e entulhos que foram retirados e que estavam interrompendo o fluxo da água. Foi preciso contar com apoio do SAAE de Bandeirantes, que forneceu uma bomba moderna e especifica para a realização dos serviços.

Lá no espaço há duas bombas. Ao assumir o sistema a nova gestão encontrou uma bomba  estragada e outra operando com pouca capacidade pois precisa de ajustes.  A Prefeita pediu a aquisição de uma nova bomba com urgência - o que já foi realizado os procedimentos documentais de aquisição no setor de licitação – e o conserto das existentes. Assim, o município não ficará mais refém do problema. Outra ação apontada pela nova equipe da gestão é a manutenção trimestral dos equipamentos e limpeza do espaço de captação, para que não chegue a acumular barro e entulhos que possam interromper o fluxo. De acordo com diretor do Departamento de Água e Esgoto, Nelson Wolpi de Oliveira Filho, a equipe tem sido intensa nas operações de atendimentos neste momento de tantas demandas.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM