A Prefeita de Andirá, Ione Abib, acompanhada do Vice- Prefeito, Antônio Carlos dos Santos (Galizé) e a vice-primeira dama, Mércia Bonacin dos Santos, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Paulo César Fernandes, participaram de um encontro regional de gestores públicos, juntamente o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, prefeitos representantes da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP) – o qual Andirá faz parte -. O encontro foi realizado no anfiteatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O Ministro apresentou uma análise situacional dos enfrentamentos, desafios, programas, recursos disponíveis e ações estratégicas para a saúde pública. Recentemente, em Curitiba, o ministro da saúde destacou que já transferiu para o Paraná mais de R$ 450 milhões para ações que foram desenvolvidas pelo governo do estado e pelas prefeituras.

Durante este encontro os prefeitos e gestores de secretarias municipais de saúde participaram de uma palestra, sob o tema: “Reflexão sobre as ações de saúde”, onde foi debatido estratégias para otimização do Sistema Único de Sáude (SUS) nas comunidades. De acordo com o Ministro, nos primeiros 200 dias à frente da pasta, com otimização de gastos, foi possível uma economia no país de mais de R$ 1,9 bilhão, possibilitando, segundo ele, aumentar as assistências à população. Deste montante, R$ 1,3 bilhão foi destinado aos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Atenção domiciliar, Centro especializado em reabilitação, laboratório de prótese dentária e atendimento odontológico. Ele informou que já estão previstos recursos para serviços de rede de urgência e emergência – incluindo SAMU -, de alta complexidade, como, por exemplo, assistência oncológica.

A comitiva de Andirá aproveitou a oportunidade para reafirmar ao Ministro e alguns parlamentares presentes, as demandas necessárias para modernização do sistema de saúde pública municipal.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM