Notícias

Home / Cidade / Notícias

O Prefeito  de Andirá, José Ronaldo Xavier recebeu  visita inusitada em seu gabinete, na manhã de hoje, junto com o vereador João Padeiro:  O Grupo Doutores da Alegria, de Andirá, que veio parabenizá-lo pelo “Dia do Médico”, comemorado em 18 de outubro. Xavier é médico especialista em Anestesiologia formado pela UFPR- Universidade Federal do Paraná.

Além  de Xavier, os divertidos palhaços homenagearam os médicos plantonistas da rede municipal de saúde, hospital e clinicas particulares.

Origem da comemoração

O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia do médico" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica, os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.

Segundo a tradição, São. Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antióquia. Possuindo maior cultura que os outros evangelistas, seu evangelho utiliza uma linguagem mais aprimorada que a dos outros evangelistas, o que revela seu perfeito domínio do idioma grego.

Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" (4.14). Foi grande amigo de São Paulo e, juntos, difundiram os ensinamentos de Jesus entre os gentios.

A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de Sao Lucas.[5]

A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre o patrono dos médicos. Nesta obra, intitulada "Médico, pintor e santo", o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos filósofos e dos médicos".[1]

A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "Dia do Médico", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil acha-se definitivamente consagrado o dia 18 de outubro como "Dia do médico".

Fonte: Assessoria - João Campos