Recenseador entrevista  Xavier

Equipe do IBGE responsável pelas pesquisas em Andirá

Cerca de 7.500 domicílios serão visitados no município

Começou no último dia 1º, em todo o País, o “Censo Demográfico Brasileiro 2010”. Em Andirá, o primeiro entrevistado foi o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB). Até 31 de outubro, data prevista para a conclusão dos trabalhos, os 21 recenseadores do IBGE que atuam no município, visitarão aproximadamente 7.500 residências.

Xavier recomenda à população que receba bem o recenseador. “O censo propicia conhecimento fiel de como é composta a população e ajuda na elaboração e ampliação de políticas públicas que beneficiam todos os munícipes”, salientou. Sobre o número de habitantes ele acredita que não haverá surpresas, mas adverte que nos próximos anos poderá ser menor.  “Há anos Andirá não recebe novas indústrias e dezenas de jovens deixam a cidade em busca de oportunidades de trabalho e acabam fixando residência em outras localidades. Para evitar a emigração é necessário ampliar nosso mercado de trabalho e isso estamos fazendo desde o início da administração, oferecendo incentivos para atrair novas empresas  e investindo na qualificação de mão-de-obra especializada, através    de cursos profissionalizantes realizados em parceria com o SENAI, SESI, FIEP e outras instituições”, destacou o prefeito.

Como grande parte da população passa o dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no período da noite, feriados ou final de semana e serão identificados pelo seu uniforme de cor azul (colete e boné) com o logotipo do censo, equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Sua identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h00 às 22h00, e pelo site do IBGE na internet www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

As informações fornecidas serão tabuladas e retornarão para a comunidade onde servirão para os gestores públicos definirem suas políticas públicas na área de saúde, educação, habitação, dentre outras.

Cada recenseador organizará seu trabalho de modo que consiga entrevistar ao menos um morador de cada domicílio. Ou seja, todos serão contados, sem a necessidade de que todos os moradores de um domicílio sejam entrevistados

A maioria das perguntas do censo 2007 foram mantidas, mas existem algumas perguntas novas. Entre elas, se as crianças de até dez anos têm registro de nascimento e se o cônjuge é do mesmo sexo. Também é novidade o questionamento sobre o tempo de deslocamento do morador da sua casa até o trabalho. A informação permitirá avaliar quanto tempo às pessoas estão perdendo no trânsito em grandes centros urbanos.

O site do censo 2010 terá informações atualizadas sobre a pesquisa, além disso será possível acompanhar o trabalho em redes sociais como Twitter e Facebook e assistir a vídeos no Youtube. O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do censo.

Fonte: Da assessoria