Notícias

Home / Cidade / Notícias

O Uso da Tecnologia no Processo Pedagógico das Escolas Públicas foi o slogan do 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado entre os dias 19 a 20 de novembro, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Prefeitos, Secretários Municipais, Especialistas e gestores das áreas de Comunicação e Educação, se reuniram para tratar de ações que possam contribuir com o processo de aprendizado dos alunos e na gestão do ensino público utilizando a tecnologia, muitas vezes, sem grandes investimentos e até mesmo a custo zero, como acontecem em muitas regiões do país.

O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), contou com a presença de representante do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), responsável pela produção de indicadores nacionais e desenvolvimento das pesquisas TIC Educação. A Secretaria de Educação do Estado e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), também integraram o debate.

O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, participou do encontro e destacou a importância de debater novas práticas educativas que usem as tecnologias para ampliar e dinamizar o processo de ensino – aprendizagem. “Pude observar muitas experiências novas que estão acontecendo e que podemos trabalhar aqui. Mas também pude ver que estamos bastante avançados em muitas frentes, como o debate e capacitação dos professores e demais servidores com relação aos novos meios de comunicação e educação”, destacou ele, enfatizando, ainda, o projeto de lousas digitais e o fornecimento de tablets para os educadores. Outro aspecto que ele observou foi o número de municípios que ainda não têm um projeto de distribuição de sinal de internet gratuito. “Nós já estamos avançamos neste aspecto também, com as torres já instaladas e até o final do ano, já devemos fazer a liberação de sinal gratuito”. 

O Congresso, coordenado pelo Ministério das Comunicações, reuniu importantes setores para tratar do uso da tecnologia na Educação. A meta é proporcionar condições aos governos municipais para definição de políticas públicas locais, entendendo que o planejamento e a inserção das tecnologias educacionais podem aprimorar o setor, segundo informou o diretor geral da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação