Andirá se prepara para receber investimentos na ordem de 2,8 milhões em obras. Uma delas é a Praça da Juventude que ocupará uma área de sete mil metros quadrados.

Logo após as eleições de outubro, o prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier (PTB) iniciou uma série de contatos com lideranças políticas em Curitiba e Brasília, em busca de recursos para o município. Os resultados não demoraram. No final de dezembro, antes mesmo de sua posse, o recém eleito prefeito andiraense foi informado pelo deputado Jonas Guimarães (PMDB), que através de emenda de sua autoria junto ao Orçamento Geral do Estado, o município receberia quinhentos e noventa mil reais para a viabilização de projetos.

Em janeiro, poucos dias depois de assumir a prefeitura, Xavier recebeu mais uma boa notícia: o deputado federal Abelardo Lupion (DEM), em atenção à sua solicitação, conseguiu recursos na ordem de 800 mil reais para serem aplicados na construção do Fórum Eleitoral e no setor agrícola. O anúncio foi feito pelo parlamentar durante encontro com o chefe do Executivo, secretários municipais e vereadores, em Andirá.

Visita a Brasília

A maratona do prefeito Xavier em busca de recursos não pára. Durante sua permanência em Brasília para participar do ... Encontro de Prefeitos com o presidente Lula, visitou vários ministérios e reivindicou benefícios para o município. Uma de suas conquistas mais importantes foi a viabilização de uma praça  esportiva junto ao Ministério do Esporte. O projeto denominado “Praça da Juventude” está orçado em mais de 1,5 milhões e ocupará uma área de 7.078 m² e, segundo Xavier, a prefeitura já dispõe do terreno para a implantação.

Estrutura

O projeto é completo nas áreas de esporte e lazer e atenderá, com equipamentos e suporte, as mais diversas faixas etárias da população, inclusive  a 3ª idade. O local é composto por campo de futebol society, quadra de vôlei de praia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada, pista de skate, centro de convivência com sala de ginástica, espaço para 3ª idade, sala de reuniões, administração e vestiário, pista para salto, área de exercício e totem.

“Atualmente o exercício físico regular está sendo reconhecido como um dos principais aliados da saúde. Isto devido aos vários benefícios que proporciona. É importante na redução do risco de morte por doenças cardiovasculares, visto que ajuda no controle dos níveis de pressão arterial e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Ainda auxilia no emagrecimento e no combate a diabetes, pois tende a normalizar os níveis de glicose e de gorduras no sangue”, esclarece Dr. Xavier.

“Outro benefício desta prática é a redução dos riscos de desenvolver câncer de cólon e de mama. No que tange ao sistema músculo-esquelético, o exercício físico proporciona aumento de força, de resistência muscular e de densidade óssea, auxiliando, inclusive, na flexibilidade, na coordenação motora e na postura. A prática de esporte também produz endorfinas – substâncias que propiciam uma sensação de prazer. Além disso, o indivíduo ativo fisicamente melhora a sua saúde mental com o aumento da auto-estima, da motivação e da concentração, combatendo o estresse. Nosso lema é prosperidade para todos e a Praça da Juventude vai transformar a vida dos andiraenses”, concluiu  o prefeito, Dr. José Ronaldo Xavier.

Outra importante conquista de Xavier, em Brasíla, foi a viabilização de mais três ônibus OKM, junto ao Ministério da Educação. Os veículos serão entregues ainda neste ano e reforçará a frota municipal de transporte escolar.

Outros projetos em andamento

• Indústria de filetagem de peixes
  • Instalação do Fórum Eleitoral
  • Instalação da Agência do INSS
  • Reforma da Praça Sant’ Ana
  • Urbanização da área da rede ferroviária
  • Rede de galerias e pavimentação do Jardim Nova Andirá
  • Melhoramento das estradas rurais.
Fonte: Da assessoria.