Prefeitura anula cobrança de contribuição de melhorias
* João Campos
O prefeito José Ronaldo Xavier determinou através do decreto Nº 6.827 de 17 de novembro de 2014, publicado no diário oficial da AMP no último dia 18, a anulacão total dos lançamentos e pagamentos das contribuições de melhorias dos bairros, Monte Santo, Catuaí e Bela Vista II, referente à pavimentação asfáltica, urbanização, construção de galerias pluviais, dentre outras. As obras foram realizadas nos anos de 2012 e 2013 e viabilizadas através de convênios firmados com a União, por meio do Programa Pró Transporte – PAC e Programa Planejamento Urbano – Mcidades/caixa. O custo total da ação englobando o três bairros foi de R$ 2.532.948,93.
A medida tomada pelo prefeito atende reivindicações da Câmara de Vereadores e de moradores dos bairros beneficiados, que discordaram dos valores cobrados pela prefeitura. A manifestacão dos contribuintes aconteceu durante a 15º sessão ordinária do legislativo realizada no último dia 10.
A anulação dos lançamentos e pagamentos das contribuições foi uma justa decisão tomada pelo prefeito José Ronaldo Xavier, já que se trata de uma questão social e precisa ser revista pelo executivo.
A cobrança estava sendo feita dentro do prazo legal com parcelamento de 24 vezes sem juros ou com desconto de 30% para pagamento a vista.
A contribuição de melhoria é prevista no artigo 145, III da Constituição Brasileira, nos artigos 81 e 82 da lei nº 5.172, Código Tributário Nacional e na lei nº 1.440, Código Tributário Municipal.