A Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da secretaria de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e com a Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead), promoveu na tarde desta sexta-feira, dia 10, no salão da paróquia São Sebastião, um curso de capacitação profissional com o tema “Boas práticas na manipulação de alimentos”. O treinamento contou com mais de 150 profissionais que trabalham nas Escolas municipais, Centros de Educação Infantil, Projeto Esperança,  Central do Trabalhador, Centro de Convivência dos Idosos, Lar Abrigo dos Idosos, Apae, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, entre outros órgãos da Prefeitura e entidades.

O curso foi conduzido pela nutricionista e instrutora do Senac, Daniela Rocha, que ministrou gratuitamente os debates e apresentações. “A principal finalidade é produzir alimento que seja seguro. Alimento livre de contaminação. A garantia da segurança alimentar começa pela higiene do manipulador, passa pelo asseio do ambiente e do próprio alimento”, orientou. Ela também destacou os perigos da manipulação errada que podem causar sérios prejuízos a saúde, entre os quais: falta de higiene de utensílios, mãos e equipamentos; cruzamento entre alimentos crus e cozidos; uso de alimentos contaminados; exposição inadequada de alimentos à temperatura inadequada ou cozimento insuficiente; pratos muito manipulados; preparações à base de maionese; pratos preparados de véspera quando mal conservados. “A higiene do manipulador não começa dentro da cozinha; começa já com sua higiene pessoal”, enfatiza.

A nutricionista alerta que pessoas vulneráveis como crianças e idosos, cujo organismo apresentam mais fragilidade, se consumirem alimentos sem segurança, podem adquirir doenças que podem até levar a morte. “Por isso a importância da manipulação correta”. Doenças como febre, diarréia, náuseas, vômitos, dores de cabeça, dores abdominais, formação de gases, fadiga e irritação na pele podem ser sintomas de alimentos incorretos. Para a servidora Marti Martins, que trabalha no CMEI Menino Jesus, as informações foram muito importantes. “Saber manusear corretamente os alimentos é importante e serve para o nosso trabalho e para a nossa própria forma de manipular os alimentos em casa. A nutricionista da prefeitura sempre nos auxilia com orientações”.

Há 14 anos como nutricionista da Prefeitura de Andirá, Vânia Kono disse que melhorar as boas práticas dos alimentos e capacitar cada vez mais os profissionais que atuam diretamente nesta área de manipulação é uma prática contínua e importante na Prefeitura de Andirá. “Nós já fazemos no dia a dia estas orientações, pois é um tema muito importante. Mas este treinamento vem a somar ainda nosso trabalho de levar qualidade na alimentação”.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM