"Os resultados deste projeto têm sido muito importante, no ponto de vista estratégico na luta contra a obesidade infantil e a desnutrição destas crianças avaliadas. É uma parceria fundamental esta da Prefeitura de Andirá com a UENP e espero que consigamos mais resultados este ano". Com estas palavras o Secretário Municipal de Esportes de Andirá, Daniel Martins, explicou o processo de ação do Projeto Saúde da Criança: Conscientização de Todos, desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Andirá e a Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP. O objetivo é mapear a situação física de cerca de 1200 alunos das escolas municipais da cidade e propor uma ação de combate à obesidade infantil e à desnutrição, ampliando a qualidade de vida das crianças andiraenses e o direcionamento integrado das ações de auxílio a estes alunos.

O projeto prevê um acompanhamento posterior periódico com estes alunos, tanto no aspecto das atividades físicas, quanto no âmbito situacional da saúde, por meio de avaliações sanguíneas para identificação de doenças metabólicas pré-existentes, como, por exemplo, hipertensão e diabetes. Os exames de sangue são realizados numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho é realizado pelos alunos e profissionais formados das áreas de fisioterapia e educação física da UENP, com parceria dos profissionais da Secretarias de Esporte e Saúde do município. Este é o terceiro ano que o projeto é realizado em Andirá, com resultados bastante expressivos, como explica a professora de educação física do município e responsável pela coordenação dos trabalhos na cidade, Aline Jussiani. “No ano passado, por exemplo, com toda esta orientação e acompanhamento, tivemos um caso de uma criança que em três meses conseguiu emagrecer dez quilos, melhorando muito a sua qualidade de vida”, relatou.

Está sendo feita uma classificação entre crianças desnutridas, normais, com sobrepeso e obesas. O relatório final do projeto, coordenado pela professora Heres Ferreira Becker Paiva e Professora Berlis Ribeiro dos Santos, será entregue daqui a duas semanas à prefeitura. A partir daí, inicia-se, numa segunda fase, os trabalhos de intervenção, duas vezes por semana, diretamente nas escolas. Esta classificação dará aporte mais detalhado às ações de políticas públicas do governo em prol da qualidade de vida destas crianças, envolvendo profissionais da saúde, nutrição e educação física. No ano passado, 50 crianças estiveram nesta lista de atenção especial e passaram pelo processo de cuidados específicos.

Para o Prefeito, José Ronaldo Xavier, que é médico por formação, o projeto vem sendo desenvolvido com sucesso na cidade, detectando casos de necessária intervenção para garantir qualidade de vida. "A obesidade provoca sofrimento às crianças, pressão alterada, diabetes, entre outras doenças. Já a desnutrição também é sinal de doenças e até de carências sociais relevantes que precisam de intervenção. O projeto nos ajuda a detectar e cuidar das nossas crianças. Estão todos de parabéns", concluiu.

Fonte: Tiago Dedoné / Secom