A Prefeitura Municipal de Andirá chamou representantes de todas as Secretarias, Sindicato dos Servidores, Fundo de Previdência, Imprensa, representantes do poder legislativo, nesta terça-feira (15) para participar de uma reunião de debates sobre alterações no Plano de Cargos e Salários. O encontro foi o segundo – o primeiro ocorreu no mês de outubro – e tem como meta avaliar alterações no Plano dos servidores, para buscar contemplar de forma mais justa os funcionários que não conseguem entrar no sistema de acumulação de pontuações (níveis) que, hoje, contempla funcionários que têm ensino técnico, graduação e pós - graduação. “O primeiro ponto foi este, até por que há uma grande quantidade de profissionais que não conseguem este direito por ter baixa escolaridade.  No meu entendimento, não está sendo justo. Procurei o prefeito para uma ação de reformulação e ele pediu que buscássemos solucionar para contemplar estes profissionais”, destacou o Secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Tiago Silvio Dedoné, que juntamente com os procuradores do município, Paula Peres e Murilo Correa, estão articulando o diagnóstico situacional dos setores.

Para Dedoné, após a alteração da Lei, será possível promover cursos de capacitação correlatos às áreas de atuação, o que dará chances para certificação e inserção nos níveis delimitados no Plano. Mas não é só este o ponto debatido na reunião desta terça. A situação dos celetistas – outra categoria que luta pela reformulação, também entrou na pauta de debates e deve ter alterações significativas, contemplando a categoria. O Prefeito Xavier, durante o encontro, reforçou o apoio ao processo de reformulação, destacou que não há possibilidade financeira de fazer grandes alterações nos vencimentos salariais, mas, que tudo o que for possível fazer, estará articulando. Ele reafirmou a necessidade de alteração do Plano no que tange ao sistema de níveis, para que os certificados de cursos possam contar para todos, de forma democrática.

Outras pautas também entraram no debate. Uma comissão, formada por representantes de todas as áreas foi organizada para que seja feita uma portaria instituindo, formalmente, um grupo para acompanhamento do processo, dando mais legitimidade. Além do Prefeito Xavier e da primeira- dama, Ana Lúcia, Secretários do governo participaram do encontro. Os vereadores Wagner Calixto e André Rossato também estiveram presentes. A próxima reunião da comissão acontece nesta sexta-feira (18).

Fonte: Secom PMA