Notícias

Home / Cidade / Notícias

A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, tem articulado uma série de ações de diagnósticos, mobilização de projetos e incentivos ao turismo. Nesta sexta-feira, dia 03, concluiu-se mais uma etapa de curso de formação profissional nesta área. Desta vez, numa parceria com o Sindicato Rural de Andirá, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) o curso: “ Turismo Rural : Oportunidade de Negócios” levou, durante três dias e com conteúdos programáticos teóricos e práticos, informações e técnicas para proprietários de comunidades rurais da cidade. Ao todo, 14 proprietários ou representantes de propriedades rurais participaram. O curso integrou uma relação de cinco cursos de capacitação voltados ao Turismo Rural, que serão disponibilizados até o final do ano. O pré - requisito para participação deste curso, foi que os inscritos tenham integrado ao grupo do Kaisen 5 S ( um outro projeto, realizado anteriormente, de formação em gestão organizacional, ofertado pela Prefeitura e Sindicato Rural e que teve duração de dois meses). 

O curso Turismo Rural : Oportunidade de Negócios, ministrado pelo instrutor José Rivaldo dos Santos, teve como meta ampliar uma visão estratégica de geração de rendas nestas localidades. “O turismo rural é a soma dos vários tipos de potencialidades. O caso de Andirá é o ecoturismo, a convivência com a natureza, um panorama fantástico, transformando a matéria prima como o doce, a conserva, o artesanato, a visitação aos espaços, em oportunidades de renda. Andirá tem uma posição geográfica muito interessante, próximo de grandes centros. É notório que pode-se visualizar, produzir um projeto de turismo rural”, ressaltou o instrutor.

A Prefeita, Ione Abib, e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, estiveram participando do encontro e destacaram o papel fundamental do turismo na elaboração de ações que instiguem potenciais econômicos na cidade. A Prefeita parabenizou o empenho dos alunos participantes. Na quinta-feira, dia 02, aconteceu a reunião do Conselho Municipal do Turismo. A pauta foi justamente a potencialidade do Turismo Rural e as políticas desenvolvidas pela Prefeitura neste norte. O encontro contou com a presença do Presidente da Atunorpi (Associação do Turismo do Norte Pioneiro), Welington Trautwein Bergamashi; além do consultor do Senar, José Rivaldo, que enfatizaram os avanços dos debates e estratégicas no incentivo ao turismo em Andirá.  

Reunião do Conselho de Turismo

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom