Estão disponíveis em todas as unidades dos Postos de Saúde de Andirá as vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A indicação é para meninos de 12 e 13 anos e são duas doses por ano. O intervalo entre a vacinação deve ser de seis meses. O objetivo é prevenir a incidência dos casos de câncer de pênis e verrugas genitais. Além disso, por poderem transmitir o vírus, ao receberem a vacina os homens poderão colaborar com a redução da incidência de câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos. De acordo com o Secretário Municipal de Sáude, Paulo Cesar Fernandes, a Prefeitura de Andirá, por meio do departamento de endemias, está preparando uma mobilização para o retorno do período letivo. “Nós temos que fazer um trabalho de conscientização em conjunto comas escolas, com a família, com toda sociedade. Nós vamos otimizar nosso tempo, fechar agendas de atividades conjuntas”, destacou.

Para as meninas, de 9 a 14 anos, também estão disponíveis as vacinas em postos de saúde e no Posto Central. Pra ambos precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis e levar a carteirinha de vacinação.

A doença

Assunto recorrente quando o tema é prevenção, o HPV é transmitido principalmente por relações sexuais, mas também da mãe para o feto ou por objetos contaminados. Entre os sintomas que podem indicar a contaminação estão verrugas na pele das mãos, dos pés, nos lábios, na boca, na garganta e nas regiões anal e genital. As lesões genitais podem causar tumores malignos como câncer de pênis e de colo do útero. O diagnóstico é mais fácil nos homens, devido às lesões aparentes. Já no caso das mulheres, é preciso fazer exames como o papanicolau.