Um encontro no gabinete da Prefeitura de Andirá, nesta terça – feira, dia 22, marcou pela organização de um planejamento estratégico conjunto, entre a Secretaria Municipal de Saúde e a 18ª Regional de Saúde, de Cornélio Procópio. Os profissionais foram recebidos pela Prefeita, Ione Abib, para mobilizar um plano de ação contra a mortalidade infantil. De acordo com a secretária de Saúde, Ednyra Godoy, os trabalhos, está com foco na ação de conscientização. No encontro, segundo ela, vários temas foram abordados. “Falamos da mortalidade na região, das causas como eclampsia, pré-eclampsia, doenças venéreas na gravidez, as condições destas mães, instruções, aleitamento, partos”, disse.

A Prefeita, Ione Abib, quer uma política mais afirmativa de atenção às futuras mamães, com ações de conscientização, de atendimento, projetos, mobilização de proteção. Ela apontou que o município tem atuado firme neste norteamento, para garantir os direitos das mães e bebês. Além da equipe técnica da 18ª Regional, o encontro também contou com a participação de enfermeiros do PSF e diretora do hospital (Sociedade Beneficente de Andirá). “Temos que trabalhar no monitoramento a essas gestantes e mais um trabalho intensivo cuidando para que não haja nenhuma intercorrência no período gestacional,  ato que já vem sendo realizado pela competente equipe de saúde de Andirá. A meta é diminuir em um dígito nossa mortalidade que está entre as maiores no Paraná e união sempre entre a 18ª e o município é o caminho”, destacou Fabiana Olchanesc, diretora da Regional de Saúde. “Estamos sempre desenvolvendo estratégias nesta rede como: reuniões, capacitações e no mês de setembro, o  Dr. Cláudio Hiray, médico da atenção primária da 18ª estará reunindo para uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde dos 21 municípios pra motivação, orientação, monitoramento as gestantes pois eles são peças fundamentais entro da rede. Então estamos com muitas ações”, concluiu.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom