A unidade de ensino infantil  atende  90 alunos em período integral.

A prefeitura de Andirá já iniciou as reformas no CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil, Santo Antônio, no Jardim Santo Antônio. A creche em funcionamento há 33 anos está sendo preparada para ampliar o número de vagas e oferecer mais conforto às crianças e à equipe funcional.

As obras consistem em substituição de cobertura, construção de lajes, calçadas, substituição de portas e janelas, renovação das redes elétrica e hidráulica, readequação do espaço interno, pintura e outras melhorias necessárias para o bom desempenho das atividades realizadas no local. Os trabalhos orçados em torno de R$ 70 mil estão sendo executados pela empresa de Andirá, Santos & Ferrari Ltda (Cimentec) e deverão ser concluídos em 5 meses. A Creche Santo Antônio atende cerca de 90 crianças de várias regiões da cidade, de berçário ao Pré II, de 06 meses a 05 anos e 11 meses de idade. Para possibilitar as reformas em suas instalações foi necessário iniciar o ano letivo de 2012 com um número menor de alunos e transferir o atendimento para a antiga sede da Vigilância Sanitária, à Rua 15 de Novembro - Vila Americana.

O prédio construído na década de 70, há anos precisava de reforma.  A renovação vai proporcionar mais conforto e bem - estar às crianças, além de favorecê-las no aprendizado, já que no novo ambiente se sentirão mais felizes e motivadas.

Histórico

Devido ao ingresso cada vez maior de mulheres no trabalho rural, na década de 70, o Rotary Club de Andirá sentiu a necessidade da criação de uma creche no município, que as auxiliasse nos cuidados com os filhos, em período integral, para que pudessem exercer suas atividades fora do lar, com a certeza de que eles estariam protegidos  e bem cuidados.  A idéia ganhou apoio da comunidade e, depois de muito esforço e dedicação dos rotarianos, em 22 de junho de 1979 o sonho se tornou realidade com a inauguração da “Creche Santo Antônio”, a primeira de Andirá. A entidade com capacidade de atender 90 crianças de 0 a 6 anos de idade foi mantida e administrada pela Associação das Senhoras de Rotarianos, por vários anos. Depois houve a necessidade de firmar parceria com a prefeitura, que passou a contribuir com a entidade, com repasses de recursos. Mais tarde, precisamente em 16 de junho de 2003, atendendo às novas exigências de adequação  às leis de educação infantil, a Creche Santo Antônio passou a denominação de: Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Desde então a unidade deixou de ser administrada pela Associação das Senhoras de Rotarianos, cuja responsabilidade passou para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comandada no atual governo pela Secretária Sirlei Maria de Freitas Aguiar.

O CMEI Santo Antônio é coordenado pela professora Mara Denise Abib, há 18 anos.

Fonte: Assessoria - João Campos