Prefeitura intensifica preparativos para o Dia de Finados
Devido ao aumento do fluxo de visitantes no Cemitério Municipal no último final de semana, o qual deverá ser ainda maior nos próximos dias, especialmente na quarta-feira (2), Dia de Finados, quando centenas de pessoas deverão visitar o campo-santo para homenagear amigos e familiares falecidos, a prefeitura intensificou a limpeza no local e os trabalhos estão praticamente concluídos. Os serviços contemplam poda de árvores, varrição, lavagem de calçadas e pintura de meio-fios. Como nos anos anteriores também estão sendo disponibilizados espaços gratuitos próximos ao cemitério, para a comercialização de flores, velas, vasos e gêneros alimentícios. Interessados deverão inscrever-se no setor de tributação da prefeitura.
Missas
No Dia de Finados estão confirmadas três missas no cemitério, nos seguintes horários: 07h, 15h e 17h.
“Dia de Finados“ Celebração da Vida e da Esperança
No dia 2 de novembro, celebra-se de modo especial a memória dos nossos irmãos falecidos, rogando a Deus por eles. A liturgia realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Cristo. Embora sintamos a morte de alguém, acreditamos na vida eterna. Por isso Santo Agostinho nos recomenda: “Saudade sim, tristeza não”
A lembrança dos falecidos sempre esteve presente nas celebrações da Igreja, com um momento especial na missa, desde início do cristianismo. Já no primeiro século, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar por eles. No século IV, já se encontra a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V a Igreja dedica um dia por ano para fazer oração por todos os falecidos. Mais tarde, fixou-se o dia 2 de novembro como dia especial de oração pelos mortos.
De acordo com a doutrina cristã, existe um estado de purificação, depois da morte, chamado Purgatório. “Os que morrem reconciliados com Deus, mas carregando faltas, misérias, dívidas espirituais por pecados cometidos, necessitam se purificar para que possam entrar no Reino de Deus, que é o reino da santidade perfeita. Rezamos pelos nossos mortos, pois a Igreja ensina que, pela solidariedade espiritual que existe entre os batizados, temos condições de oferecer preces, sacrifícios em sufrágio das almas do purgatório.” Por isso oferecemos orações e missas pelos falecidos.