O Núcleo de Odontologia da Prefeitura de Andirá atingiu, esta semana, a marca de 1,1 mil atendimentos para a colocação de próteses dentárias, fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é uma parceria com o Governo Federal, por meio do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. No total são mais de 150 procedimentos e colocação de próteses por mês. Os pacientes passam por até quatro sessões durante 30 dias, para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses.

Todo o processo, que teve início no final do ano passado, é conduzido e acompanhado pelos dentistas do município, juntamente com os dentistas contratados pela 18ª Regional de Saúde, de Cornélio Procópio. “Esse trabalho está proporcionando para as pessoas uma reabilitação protética, além de possibilitar a melhoria estética e das funções mastigatórias dos pacientes. Atuamos realizando a triagem, gerenciamento documental, procedimentos e acompanhamento”, explica o dentista Wilson Matias, Coordenador de Odontologia da Secretaria e que há 25 anos atua no setor no município.

O projeto do laboratório de próteses recebe verba do governo federal para a compra dos materiais e manutenção do laboratório. “A odontologia no município está tendo uma melhora significativa com este projeto. Em todos os postos de saúde há dentistas atuando e esse trabalho com as próteses está marcando pela grande mobilização e resultados positivos”, relatou o Secretário Municipal de Saúde, Diego Domingues.

Como requerer

Dr. Wilson explica que os pacientes interessados podem se dirigir até o Posto de Saúde, nos próprios bairros onde residem; lá é feito a triagem da necessidade e posteriormente encaminhados ao atendimento para próteses. “Muitos pacientes fazem 20 anos que usam uma mesma prótese e já não tem mais o mesmo efeito necessário para mastigação. Com as próteses novas, os pacientes acabam tendo melhorias na alimentação, na auto-estima e na saúde bucal”, destacou, informando, ainda, que uma prótese particular pode chegar à R$ 1000. Para o prefeito José Ronaldo Xavier, o trabalho com próteses é uma ação social de saúde pública muito importante em Andirá. “Havia uma lista de espera muito grande. Muita gente interessada e, por isso, fomos atrás deste programa importante para a saúde da nossa população. Os resultados têm sido muito importantes”.