Depois da terraplanagem a empresa já pode fazer a locação da obra

A preparação do terreno deverá ser concluída em 20 dias

Presidente Nobuo Fukuhara confirma a tranferência das indústrias para Andirá

Prefeito Xavier e secretários reunen-se com diretores da empresa (Out 2009)

A prefeitura de Andirá iniciou nessa semana, os trabalhos de terraplanagem na área de 48.000 m² (dois alqueires), às margens da BR 369, adquirida em 2009 pelo município, para a instalação da unidade de produção de massas alimentícias, da Fukuhara Honda & Cia. Ltda., empresa do setor de bebidas  e alimentos, responsável pelas marcas Asteca / Hinomoto  Shoyu e Andes. A previsão do Secretário de Viação e Serviços Públicos, Renato Cezar Martins é de que os trabalhos estejam concluídos em 20 dias. Depois disso a companhia poderá iniciar a locação da obra.

As negociações da administração pública com o grupo empresarial paulista começaram em fevereiro do ano passado. Em outubro, o diretor presidente das empresas, Nobuo Fukuhara reuniu-se com o prefeito José Ronaldo Xavier e secretários, na prefeitura, para anunciar a transferência da unidade de produção de massas (Pastifício Andes), de Valinhos-SP para Andirá.

Segundo ele, os incentivos oferecidos pela administração, a proximidade com clientes e fornecedores e a posição estratégica da cidade,  influenciaram na decisão de instalar suas indústrias no município. “Num primeiro momento montaremos a unidade de produção da linha Andes (macarrão) depois pretendemos transferir as unidades de bebidas (Asteca) e de molhos alimentícios, instaladas em Presidente Prudente-SP e a frota da empresa, atualmente com 80 caminhões”, informou Fukuhara”.

O prefeito Xavier, comemora a conquista: “Primeiro adquirimos o terreno, agora demos o segundo passo: a terraplanagem. Estamos cumprindo todos os requisitos para receber a nova indústria que em 2011 deverá entrar em funcionamento com sua capacidade total. O empreendimento vai gerar empregos e fomentar a economia do município e da região. Estamos retomando os caminhos do progresso. Esse é um momento histórico para Andirá”, enfatizou.

Histórico e produtos

A empresa BEBIDAS ASTECA - HINOMOTO SHOYU, foi fundada pelos imigrantes japoneses Keniti Fukuhara e Massami Honda em 28 de junho de 1948, possui  três  unidades fabris distintas, sendo uma para molhos, uma  para bebidas e outra para massas.

A unidade de molhos tem como destaque a produção de Molho de Soja com a marca “Hinomoto-Shoyu”; Molho de Pimenta, Molho Inglês, Molho de Alho e Pimenta Malagueta com a marca “Asteca”.

A unidade de bebidas tem como destaque a produção de Batidas “Baianinha”, Cachaça “Chapéu de Palha” voltada para Exportação, Vodka “Askov”, Askov “ICE”, Catuaba “Virtude”, Licores “Golf”, Aperitivos “Asteca”, dentre outros.

A unidade de massas (Pastifício Andes) produz macarrão  Espaguete,  Caracolino,  Penne, Ave Maria, Padre Nosso, Bucatini, Parafuso e Conchinha.

Fonte: Da assessoria