Objetivo é organizar a categoria para a implantação de coleta seletiva.

A Administração Pública de Andirá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou no inicio da semana, reunião com catadores de materiais recicláveis do município.  O encontro é o primeiro passo para a formação de uma associação que deverá atuar como parceira no programa municipal de coleta seletiva que está sendo implantado pela prefeitura.

A proposta foi apresentada aos participantes pelo Secretário de Meio Ambiente Sergio Ozório Resende (XULA) e Cleber Antônio Pavanelli, engenheiro agrônomo, que entre as informações ressaltaram a preocupação do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) em  melhorar as condições de trabalho e renda dos catadores, cuja atividade é de grande relevância para o município. A idéia é organizar a classe para que trabalhem em grupo, uma cooperativa que teria total apoio do Poder Público Municipal. “Vocês não serão funcionários da prefeitura, mas farão parte de uma instituição da qual serão seus próprios donos tendo o Governo Municipal como parceiro que se responsabilizará pelo fornecimento de toda infra-estrutura e manutenção de equipamentos para o bom andamento das  atividades”, explicou Xula, citando o exemplo da COOCASSIS (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis) de Assis – SP, que recebeu apoio da prefeitura para se formar e estruturar e que hoje consegue manter e realizar suas atividades com recursos próprios, além de garantir bons lucros aos cooperados.

Os catadores ficaram atentos às explanações e demonstraram interesse pelo projeto fazendo várias perguntas, as quais foram prontamente respondidas pelos palestrantes. Ao final os participantes foram convidados para um segundo encontro, cuja data ainda será definida, no qual deverá estar presente o presidente da COOCASSIS.

A Secretária de Ação Social Ana Lúcia dos Santos Xavier e Claysse Danielle Morimoto, assistente social. Também participaram do encontro.

Para cadastrarem-se na formação da associação, os interessados podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, na prefeitura.   O alvo do cadastramento são todas as pessoas que trabalham na coleta de materiais recicláveis (papelões, papéis, garrafas plásticas, latas, entre outros).

Após a implantação da coleta seletiva em Andirá, a diferença não será somente para os futuros membros da instituição a ser criada que poderão trabalhar mais dignamente, mas também para o município, pois as ruas e quintais ficarão mais limpos, o tempo de vida útil do aterro  sanitário será ampliado e a degradação do meio ambiente será reduzida. Porém, para sucesso do projeto, é de extrema importância que haja apoio não somente do governo municipal, mas de toda a população andiraense e do setor de comércio e serviços, já que estes são grandes geradores de resíduos.

Fonte: Da assessoria - João Campos