O leite chega fresquinho na mesa do consumidor

Máquina de produção totalmente renovada

Novo Banco de Gelo e motor da câmara fria

Câmara fria adquirida pela atual administração

Empacotadeira com corte por célula fotoelétrica

Desde o início da atual gestão, a administração pública de Andirá, através da Secretaria de Ação Social, investe em ações sociais para melhorar a qualidade de vida da população, priorizando as famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido várias medidas foram tomadas pela Secretária Ana Lúcia do Santos Xavier, como distribuição justa de cestas básicas; cursos profissionalizantes gratuitos para que as pessoas se qualifiquem melhor para o mercado de trabalho; produção e distribuição diária de 2.000 pães às instituições públicas municipais; atividades culturais e esportivas voltadas ao público de 15 a 17 anos através do Projovem; Assistência aos idosos através do CCI, dentre outras. Agora o que vem chamando a atenção da população são as mudanças que ocorreram na produção e distribuição de leite de soja.

As máquinas sucateadas (Vaca Mecânica) que funcionavam num antigo prédio na  rua São Paulo, onde o leite era produzido em más condições de higiene e distribuído à população, foram completamente reformadas. Novos equipamentos foram adquiridos e as instalações transferidas para um novo prédio. “Os freezeres utilizados no armazenamento do leite estavam corroídos por ferrugem, a empacotadeira em péssimo estado de conservação. Na caixa d'agua encontramos até rato morto e a soja utilizada na fabricação do leite era armazenada inadequadamente.

Para reiniciar a produção, tivemos que mudar de prédio, reformar completamente todos os equipamentos e adquirir outros novos.  Inclusive câmara fria, item extremamente necessário, inexistente nas antigas instalações. Por essa razão, a distribuição de leite foi interrompida por alguns meses”, explicou Ana Lúcia.

Hoje, montada numa área de 30 m² no Terminal do Trabalhador, a Vaca Mecânica está produzindo inicialmente 600 litros/dia, de leite a base de soja, sob rigoroso controle de qualidade e dentro das especificações exigidas pela Vigilância Sanitária. O produto chega fresquinho à mesa dos consumidores cadastrados no programa, em vários pontos da cidade. A maioria utiliza o alimento por recomendação médica.

Fonte: Da Assessoria