Notícias

Home / Cidade / Notícias

A idéia da arborização foi sugerida pelo prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) numa reunião com a Associação Comercial e Empresarial de Andirá (ACEAD). Os técnicos da Secretaria de Planejamento qualificaram a proposta de arborização como viável, devido a espécie arbórea escolhida, o resedá, de plantio recomendado no espaço urbano.

“A arborização é indispensável nos dias atuais à vida urbana e o nosso foco é melhorar a qualidade de vida para os andiraenses. Em conversa com o prefeito sobre a importância do meio ambiente nos dias de hoje e os fortes debates sobre a apresentação de projetos nessa área, entendemos que todo o planejamento urbano deve inserir o meio ambiente natural, aliás, como tem sido realizado nas cidades mais modernas e a nossa capital, Curitiba, é um exemplo disso”, argumentou Xavier.

Para a secretária, a proposta de arborização é fundamental. “Escolhemos o resedá por se adequar ao clima e ao espaço físico local, conforme os estudos realizados pela Secretaria de Agricultura. Entendemos que o plantio de espécimes propícios ao nosso ambiente evita o uso indevido de espécimes que acarretam prejuízos, tanto para o usuário, como para as empresas prestadoras de energia elétrica, telefonia e esgotos. Assim decidimos elaborar esse plano de arborização, que prima pelo embelazamento de Andirá”.

Para o prefeito, a proposta foi pensada e obedece aos critérios legais e prima por uma nova ação na cidade, a do apoio a uma vida urbana sustentada na ecologia. “A ausência de uma política sistemática e planejada com critérios paisagísticos no espaço urbano resulta em sérios problemas à população, dentre eles a retirada e poda de copas e raízes das árvores que não oferecem riscos. Sempre devemos procurar, portanto, soluções equilibradas que favoreçam aos interesses materiais do ser humano, mas que também não relegue a natureza”.

A proposta tem como objetivo inicial a revitalização da rua São Paulo e depois outras ruas receberão o mesmo tratamento. Cleusa Guimarães diz que a participação da comunidade andiraense é fundamental, “inclusive a dos comerciantes, pois a arborização, como anotamos no documento, é uma poderosa intervenção de embelezamento do centro comercial da nossa cidade”.

A rua São Paulo, diz a proposta apresentada pela secretária, “encontra-se com poucas espécies arbóreas, dentre elas, algumas com idade superior há 45 anos, como por exemplo, a espécie denominada ‘alfeneiro’, não recomendada atualmente para o plantio no Paraná e também a espécie ‘grevilha’, de uso não recomendado no espaço urbano”. Consta no documento que as ‘grevilhas’ foram plantadas inadequadamente e danificaram calçadas e meio fios, que impedem a locomoção das pessoas, principalmente de idosos e portadoras de necessidades especiais.

“resedá”

O resedá, cujo nome científico é “lagerstroemia indica”, é uma arvoreta de plantio recomendado em calçadas sob fiação elétrica, como é o caso da rua São Paulo e demais próximas, devido ao seu médio porte. Essa espécie, também conhecida popularmente como árvore-de-júpiter, flor-de-merenda, suspiros e extremosa, pertence à família “lythraceae” e, conforme os especialistas, não possui raízes agressivas e possui um belo florescimento, que podem ser rosa, branca, roxa ou vermelha.

Fonte: Por L. C. Bragança de Pina