Ação do governo municipal, voltada à segurança e bem estar da comunidade

Com a chegada da PRF - Polícia Rodoviária Federal, em maio de 2009, para fiscalizar as Rodovias Federais que passam pelo Paraná, até então sob a responsabilidade da PRE - Polícia Rodoviária Estadual, os policiais que trabalhavam no posto da BR 369 próximo a Andirá,  seriam transferidos à outros destacamentos, fragilizando a segurança nos trechos de acesso a Andirá,  pelas Rodovias Estaduais PR 092 e PR 517. Preocupado com a situação, o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) encaminhou ofício aos comandos da instituição em Curitiba e Londrina, reivindicando a permanência do destacamento no município. A solicitação foi atendida e a prefeitura improvisou uma sala no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Antigo Fórum), para alojar os policiais, até a construção de um novo posto em local cedido pelo município. Agora o problema está perto de ser solucionado. Nesta sexta-feira (29), o Executivo deverá encaminhar à Câmara de Vereadores, Projeto de Lei nº 108/2010, propondo a sessão de uma área às margens da PR 092, cerca de 300 metros do trevo de acesso a Barra do Jacaré, para a instalação da unidade. Se a proposição for aprovada pelo Legislativo, o prefeito Xavier sancionará a lei e, após sua publicação, a área estará à disposição do Estado para a construção do posto.

A fiscalização da PRV nas estradas estaduais da região aumenta a segurança, evita acidentes e dificulta a entrada de drogas e armas nos municípios.

Histórico

Em administrações anteriores, a área de 4.800 m², foi destinada à COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná) para construção de moradias, porém o projeto não chegou a ser executado e o município retomou o terreno. Depois a prefeitura iniciou a construção do novo cemitério no local, mas a obra não foi aprovada por órgãos ambientais e teve que ser interrompida. Em 2006, a área foi disponibilizada a um grupo empresarial, para a instalação de uma usina de biodiesel, o que também não aconteceu. Em 2009, o contrato de seção de direitos e obrigações firmado com o grupo, foi revogado e o terreno voltou ao domínio do município.