A Desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), inaugurou no último sábado (11), a sede própria da Justiça Eleitoral de Andirá, “Fórum Eleitoral Desembargador Arthur da Silva Leme”. A nova unidade trará maior comodidade e celeridade na prestação jurisdicional para aproximadamente 25 mil eleitores, dos municípios de Andirá, Itambaracá e Barra do Jacaré. A estrutura localizada entre as ruas São Paulo e Alagoas conta com três módulos. O primeiro é destinado ao atendimento ao público e oferece ambiente com ar condicionado; TV; guichês especiais; sanitários e grande quantidade de lugares para que seja possível o atendimento com conforto e dignidade. No segundo módulo estão o cartório eleitoral; gabinete do juiz; sala de audiências e sala de reuniões. No terceiro fica o depósito de urnas eletrônicas; despensa; cozinha e sanitários da equipe funcional. A obra de 250 m2, orçada em                R$ 311.205,00, foi construída numa área de 900 m2 cedida pela prefeitura, com recursos da União, viabilizados através de emenda parlamentar do  Deputado Federal Abelardo Lupion. A solenidade iniciou com o Hino Nacional, executado pela Banda Municipal Musical de Andirá. Em seguida, usaram a palavra a Juíza eleitoral da Comarca, Vanessa de Biassio Mazzutti; prefeito José Ronaldo Xavier (PTB); Deputado Federal Abelardo Lupion e a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, que agradeceu a presença de todos e, citando a bravura de famílias pioneiras, relatou a história da fundação do município, desde 1927 quando aconteceu o prolongamento da estrada de ferro da então Rede Viação São Paulo-Paraná e a construção da pequena estação de nome Ingá, até a Emancipação Política Administrativa do Distrito com a mesma denominação,  que em 31 de dezembro de 1943, desmembrou-se da Comarca de Cambará através de decreto assinado pelo interventor Manoel Ribas, recebendo o nome de Andirá. Acontecimento histórico e inesquecível para a população andiraense.

Ao finalizar, informou que o padrão do Fórum Eleitoral implantado em Andirá, foi desenvolvido pelo Tribunal Eleitoral do Paraná e está sendo utilizado em outros estados. “Esta obra (Fórum Eleitoral) é fruto de projeto pioneiro desenvolvido pelo Tribunal Eleitoral do Paraná, já adotado em outros Estados, visando exclusivamente o aprimoramento dos serviços eleitorais, mas com o objetivo principal de dar um tratamento eficiente e digno aos eleitores”.

Assinalou ainda, os esforços das autoridades municipais e do Deputado Lupion, para a implantação da unidade em Andirá.  “Merece capítulo todo especial o agradecimento devido ao Prefeito JOSÉ RONALDO XAVIER e sua equipe de Secretários e a Câmara de Vereadores de Andirá, que não pouparam esforços no auxílio ao Tribunal Eleitoral para a consecução desta empreitada. Na verdade, pelo esforço conjunto dos poderes municipais e do TRE, valorizou-se esta região da cidade, identificando-a como novo Centro Cívico. Ninguém mais do que o PREFEITO XAVIER é merecedor dos louros pelo resultado final. A conduta dessa prefeitura perante o Tribunal Eleitoral me faz alimentar a confiança de que Vossa Excelência tem utilizado sua capacidade de realização em benefício de seus munícipes, máxime os mais humildes, verdadeiros titulares dessa atenção. Agradeço ao deputado ABELARDO LUPION, da bancada paranaense em Brasília, que lutou pela aprovação dos recursos, de modo que a verba federal fosse destinada exclusivamente para esta construção”, observou a presidente do TRE, Regina Portes, que encerrou seu discurso apresentando a biografia do desembargador Arthur da Silva Leme, cuja família, emprestou seu nome ao Fórum Eleitoral de Andirá.

Participaram da inauguração as seguintes autoridades: Prefeitos: José Ronaldo Xavier - de Andirá e Amarildo Tostes - de Itambaracá; Vanessa de Biassio Mazzutti, Juíza Eleitoral da 57ª Zona e Diretora do Fórum Eleitoral de Andirá; Caroline Vieira de Andrade Mattar,  Juíza de Direito da Vara Cível e Anexos de Andirá; Tiago de Oliveira Gerardi,  representante do Ministério Público em Andirá; Fabrício Muniz Sabage,  Promotor Substituto da 54ª Seção Judiciária de Andirá; Denise Sfeir,  Presidente da OAB – Subseção de Jacarezinho; Abelardo Lupion, Deputado Federal;  Sidnei Pereira, Chefe do Cartório Eleitoral de Andirá; Murilo Ferrari de Souza, Presidente da Associação dos Advogados de Andirá; 2º Tenente Jeferson Chamorro Berbert, Comandante da Polícia Militar de Andirá; Ivan  Gradowski,  Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; Amir Roberto Salmem, Delegado de Polícia Civil de Andirá; Hermas Eurides Brandão Junior e Pedro Lupion, deputados  estaduais eleitos no pleito de 2010; Reginaldo Aparecido de Souza e D’Artagnan Mussi Filho, Presidente e vice-presidente do DEM municipal; Secretários Municipais e Vereadores: Eliel Orvalino Palmeira - Barra do Jacaré; Milton  Petrica, Paulo Alves, José Odair Bonacim, Gilmar Leonardo e  Hamiltom do Carmo - de Andirá e Agnaldo  José   Xavier de Barros - de Itambaracá.

Veja mais  imagens da  matéria na  Galeria de Fotos

Fonte: Assessoria/PMA