A fiscalização rigorosa garante segurança e evita acidentes

A PRF apreendeu 2,87Kg de esmeraldas avaliadas em R$ 280 mil que foram entregues à PF

Antonio Franskoviaki, chefe dos Postos de Andirá e Cambará

Material usado para clonagem de cartão de crédito apreendido com dois individuos de São Paulo

Na GM Montana vistoriada no Posto de Andirá, a PRF encontrou 268kg de maconha e 2kg de Haxixe

Policial retira pasta base de cocaina do painel do Peugeot, abordado próximo à Cambará

A Polícia Rodoviária Federal completa neste domingo, 21, um mês que assumiu os 3,4 mil quilômetros de rodovias federais que até então estavam sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A mudança de guarda ocorreu em todo o Paraná, reflexo do cumprimento de decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Aproximadamente 300 policiais passaram a operar os 22 postos de fiscalização no Paraná.

Nesse período, o efetivo responsável pelos postos de Andirá e Cambará, que fiscaliza um trecho de 65 Km da BR 369, não registrou nenhum acidente com vítimas e com o trabalho de rotina tem melhorado a segurança no trânsito, além de realizar várias apreensões de drogas e contrabando inibido a ação de criminosos. De acordo com o articulador da PRF, Antônio Franskoviaki, ainda não é possível fazer um levantamento comparativo, mas vale destacar que os resultados estão sendo positivos e as metas atingidas.

Transportes

A PRF está fiscalizando com rigor o transporte de trabalhadores volantes. “Esse tipo de transporte deve ser feito com segurança, não podemos admitir que as pessoas sejam transportadas sem dignidade e correndo risco de vida, os proprietários que têm dúvidas de como se adequar podem procurar a PRF que estaremos orientado e passando as exigências”, explicou Franskoviaki. Outro problema evidente na BR 369 é o transporte irregular de cana. Segundo a PRF, todos têm que obedecer a legislação, com relação as condições do caminhão e da carga. Derramar carga sobre a pista, exceder as medidas de altura e lateral vale para todo tipo de transporte de cargas.

A novidade para a região é a restrição de tráfego de veículos longos nas rodovias federais nos feriados prolongados. “A Lei é Federal e até então não era exigida porque no Paraná a BR 369 era fiscalizada pela Polícia Estadual. É importante informar aos motoristas da proibição, pois é algo novo na região”. A próxima restrição de tráfego desses veículos será no feriado prolongado de 7 de setembro.

Apreensões

As principais apreensões feitas pela PRF no primeiro mês de atuação no trecho citado, demonstram a importância de um policiamento ativo na região.

Andirá

No dia 28 de maio, os policiais abordaram o ônibus com itinerário Guaíra/Campinas e encontraram na bagagem do passageiro Daniel de Souza de Oliveira, 23 anos, 15Kg de maconha. A droga foi apreendida e encaminhada junto com o traficante para as autoridades locais. De acordo com a  PRF, a droga seria comercializada em Boituva/SP.

Dia 14 de junho, os policiais apreenderam 268kg de maconha e 2kg de Haxixe em 220 esferas. O flagrante aconteceu em Andirá, durante abordagem a uma caminhonete GM/Montana, com placas de Piedade/SP, na BR 369. O motorista de 46 anos, informou que receberia R$ 5.000,00 para transportar as drogas de Maringá para  São Paulo. Ele foi detido e encaminhado à Polícia Civil local com o material apreendido.

Os policiais neste período também abordaram um veículo e detiveram dois indivíduos de São Paulo que estavam de posse de um sofisticado equipamento de clonagem de cartão de crédito.  Segundo a PRF, eles agiam na região de Londrina. No mesmo período também foi detido um homem que transportava em seu veículo a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Diante da suspeita a PRF encaminhou o dinheiro e o condutor do veículo à Polícia Civil de Andirá.

Na noite de 16 de junho, a PRF prendeu em Andirá, Felix Gomes Lins, 42 anos, por transportar 2,87 quilos de esmeraldas. As pedras estão avaliadas em R$ 280 mil. De acordo com a PRF, o acusado disse que tem uma empresa em Campo Formoso–BA, onde teria comprado e lapidado as pedras. Depois, seguiu para Foz do Iguaçu onde vendeu uma parte do material. Ele seguia com o restante para São Paulo para vender uma parte e mandaria a outra para o Líbano. Ele está detido na carceragem da Polícia Federal de Londrina, onde foi instaurado um inquérito, cujo prazo de conclusão é de 15 dias.

Cambará

Em Cambará, durante operação Gralha Azul, no último dia 03, a PRF apreendeu 12 quilos de cocaína. O entorpecente que estava no veículo Peugeot, placas MVH-1501, Foz do Iguaçu, conduzido por Ozenildo Ribeiro, 29 anos, seria levado para Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo. A droga foi apreendida e Ozenildo foi autuado em flagrante por tráfico.

A vinda da PRF para somar com a Polícia Rodoviária Estadual no trabalho de fiscalização das estradas agradou a população, porém muitas pessoas estão confundindo a instituição com a Polícia Federal. “A PRF faz parte da fiscalização ostensiva no trânsito e crimes nas rodovias, já a PF é investigativa”, define o articulador, Franskoviaki.

Fonte: Folha de Andirá