José Roberto confirma que em Andirá não foi registrado nenhum caso da gripe A

Profissionais da saúde estão se prevenindo com uso de máscaras durante atendimentos

O Ministério da Saúde confirmou na terça-feira, 21, o primeiro caso de morte no Paraná causada pela gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que não divulgou a identidade da vítima. No entanto, a data da morte e da coleta de material para exames divulgados pela Sesa indicam que se trata da empresária Leonice Scarton, 43 anos, que morreu no dia 14, com vários sintomas da doença, em São José da Boa Vista, no Norte Pio¬¬nei¬¬ro, cidade que pertence a 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho.

O corpo da vítima foi levado no mesmo dia para Curitiba, onde foi examinado. Amostras de sangue foram colhidas para confirmar a causa da morte. A mulher co¬¬meçou a passar mal, porém os sintomas se acentuaram no dia 13, dias depois de voltar de uma viagem à capital paulista. Mes¬¬mo assim, ela não procurou atendimento médico imediato. A vítima morreu quando viajava para fazer exames em Santo Antônio da Platina.

Suspeitas

Outras duas mulheres, de 26 e 45 anos, morreram nesta semana com sintomas da gripe A, no Norte Pioneiro. As vítimas viviam em Wenceslau Braz e Figueira e, de acordo com familiares, estavam sadias até que começaram a apresentar sintomas da doença.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Wenceslau Braz, Tárcio Rogério Dias de Oliveira, uma empresária solteira de 26 anos faleceu na segunda-feira, 20, no Hospital Santana Unimed, em Ponta Grossa. No atestado de óbito da vítima consta morte por pneumonia aguda.

A segunda morte suspeita é de uma dona de casa de 45 anos que vivia com o marido e dois filhos em Figueira. Assim como a primeira vítima, a paciente estava sadia, mas começou a sentir os sintomas da doença.

Andirá

Em entrevista a Folha de Andirá o Secretário da Saúde, José Roberto de Oliveira, esclareceu a atual situação dos casos suspeitos na cidade e alerta a população da importância da prevenção no dia-a-dia.

De acordo com José Roberto, em Andirá não foi registrado nenhum caso da gripe A, estão sendo tomadas medidas preventivas para evitar o contágio da doença.  “Apenas algumas pessoas estão sendo monitoradas pela equipe médica, porém, a população pode ficar tranquila, pois todos os doentes não apresentam maiores complicações”.

O Hospital está preparado para atender os suspeitos da gripe, com uma sala isolada e com aparelho de recolhimento de secreção para a realização dos exames. “Médicos e enfermeiros estão capacitados para atender as pessoas com a suspeita da doença”, explica o secretário.

Por ter sintomas muito parecidos com a gripe normal, a gripe H1N1 está sendo confundida por muitas pessoas. Para constatar se existe a suspeita, os médicos avaliam o paciente e fazem um histórico de suas últimas atividades. Os fatores mais investigado são as localidades que o doente visitou (países e Estados com mais casos) ou se teve contato com pessoas que estiveram nesses lugares.

Orientação

O fato de Andirá não ter nenhum caso confirmado da gripe A não deixa de ser preocupante, pois qualquer pessoa está vulnerável e pode ser contaminada, por isso a importância da prevenção. No Hospital e em todos os postos de saúde a ordem é a mesma, utilizar máscara e manter uma boa higiene, evitando ao máximo se expor ao vírus.

Durante a semana, profissionais da saúde visitaram empresas orientando funcionários de como se prevenirem, principalmente nas fábricas onde existe um grande fluxo de pessoas que viajam para as áreas mais afetadas.

Fonte: Folha de Andirá - Janaina Polizel