SMECE realiza “Semana Pedagógica”

A secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Professora Sirlei Maria de Freitas Aguiar e a equipe funcional da SMECE, recepcionaram cerca de 300 pessoas ligadas à rede municipal de ensino, na manhã desta terça-feira( 01 ), no auditório do Cine Teatro São Carlos. O evento abriu a Semana Pedagógica 2011, que encerra na sexta-feira (04). Durante esses dias os profissionais da educação estarão se preparando para o ano letivo que começa na  terça- feira (08). A capacitação inclui palestras, avaliações e planejamento das ações que serão desenvolvidas no ano em curso, bem como a operacionalização do Projeto Político Pedagógico. Em seu pronunciamento, Sirlei  destacou a importância da união de todos, em especial de professores, diretores e pedagogos, que terão a missão  de continuar melhorando a  qualidade do ensino no município,  para que a educação infantil e ensino fundamental continuem avançando e seus esforços sejam coroados com o reconhecimento dos pais, alunos e com  boa nota na “ Prova Brasil ”, aplicada pelo   Inep, órgão ligado ao MEC e as Secretarias de Educação,  que produz estatísticas sobre o sistema de ensino.  A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.

A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A abertura da Semana Pedagógica 2011, no Cine São Carlos contou com a presença do medico Hugo Calixto e da enfermeira Sheila Paião, abordando os temas: Hipertensão e Diabete e Câncer de Útero  e de Mama. As palestram foram atentamente acompanhadas pelos participantes. À noite, no mesmo local, haverá reunião com pedagogos. As demais atividades serão realizadas nas próprias escolas e na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, à Rua Sergipe Nº 995.

Fonte: Assessoria - João Campos