A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o MEC, promoveram na noite desta sexta-feira (15), nas instalações da Casa da Amizade, uma solenidade pra lá de especial: a formatura de 59 funcionárias de Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI), participantes do Programa Profuncionário. Um evento, de colação de grau, marcado por muita emoção, participação das famílias e sentimento de dever cumprido deu a tônica da noite.  Ao todo foram mais de 1400 horas, durante dois anos, com encontros semanais, nos cursos de: Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Infraestrutura Escolar e Técnico em Secretaria Escolar. O curso refere-se a um projeto da Prefeitura, de apoio e incentivo aos educadores da rede.

Durante a solenidade, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sirlei de Freitas Aguiar, emocionou as participantes com um discurso que lembrou das lutas dos educadores neste período. Ela destacou que mais de 200 cidades promoveram estes cursos técnicos, mas, apenas dois municípios realizaram, até agora, a solenidade de conclusão. Sirlei destacou a importância da grade de conteúdo dos cursos, possibilitando orientações específicas para cada área, o que irá ampliar e dinamizar ainda mais a qualificação das atuações nos ambientes educativos. Ela destacou, inclusive, que o curso foi também importante por que a carga horária irá contribuir para elevação de nível, no Plano de Cargo e Carreira da categoria. “A partir de segunda-feira, vocês já podem ir até a prefeitura, no departamento de RH, e protocolar o documento, para que seja feita a elevação de nível de vocês”, comemorou.

Na seqüência, cada aluna foi chamada à frente para receber o certificado de conclusão de curso. Momentos de muita expectativa. Entre as autoridades presentes, compareceu ao evento o vereador Claudemir Dragone (Sdd), representando a Câmara Municipal de Vereadores, que também destacou a importância do ato e as lutas dos educadores para conseguir vencer a etapa. O Secretário de Comunicação da Prefeitura, jornalista Tiago Dedoné, também esteve no evento, representando o prefeito José Ronaldo Xavier, que por conta de atendimento cirúrgico no hospital, não pode comparecer. Ele enfatizou o trabalho, destacando que valorizar os profissionais da educação municipal é investir na base, área fundamental na construção de bons frutos de cidadania.