Notícias

Home / Cidade / Notícias

Com apoio da Prefeitura  e parcerias entre Serviço Social da Industria (SESI), Santos Andirá e AMUNORPI,  aconteceu em Andirá, de 1º a 04 de dezembro,   curso do Programa Cozinha Brasil, com foco na educação alimentar e técnicas de aproveitamento integral dos alimentos.

Cerca de 120 pessoas de Abatiá, Andirá, Cambará e Ribeirão do Pinhal, divididas em três turmas, manhã, tarde e noite acompanharam  as aulas ministradas  na Central  do Trabalhador, Vila Americana.

Duas nutricionistas e duas assistentes foram as responsáveis pelo curso , e  passaram  às alunas e aos alunos os ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor. Segundo a nutricionista Cássia Bertocco, “o programa Cozinha Brasil ensina a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício”.

Esse projeto   é   desenvolvido em todo Brasil,  desde 2004, e  foi inspirado no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo. O Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade, cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso

Os cursos de educação alimentar para o público geral , tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.

O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Para levar uma unidade até a sua comunidade, procure o SESI da sua região.

Fonte: Jornal Folha de Andirá - Fredy Macedo