Um bate papo sobre a situação  do sistema de água do município reuniu o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), o Diretor Presidente da Autarquia Municipal de Águas e Esgoto – SAMAE e os vereadores André Rossato (PTB) e Alex Rodrigues Shibata – Sushi (PT), na manhã desta quarta-feira (09), na Rádio T, em Andirá. O encontro teve como meta levar aos ouvintes da comunidade informações sobre as reais situações do sistema de água do município. Sob o comando do radialista Wilson Moreno, o programa jornalístico durou cerca de uma hora, com exposições de informações essenciais para esclarecer sobre as ações do Sistema de água e os investimentos que o governo do prefeito Xavier fez ao longo dos últimos anos. A população participou, encaminhando vários questionamentos.

Xavier pediu desculpas à população pelo transtorno da falta de água, que ocorreu nos últimos dias, depois que uma bomba foi queimada há 200 metros de profundidade por raio, gerando grandes transtornos e interrompimentos por vários dias, em várias localidades.  Ele destacou que é inadmissível que falte água na cidade depois tantos investimentos que deixou Andirá com auto suficiência em produção e armazenamento. Ele, que é médico, disse que água é uma questão de saúde pública e expôs toda a situação complexa em que o sistema operava na cidade, com um sucateamento impressionante e a quantidade grande de perda diária, por conta das tubulações que não eram trocadas há muitas décadas e rompiam com facilidade.

Rompendo desafios

Os investimentos no sistema de água de Andirá, na gestão do Prefeito Xavier, chegam próximo dos R$ 8 milhões. Tudo isso, para ampliar a distribuição e com qualidade. Um dos pontos mais marcantes para a história de Andirá foi a retomada do sistema, em 2010.  Antes, era operada pela Sanepar. Com a retomada, os últimos anos foram de amplo planejamento e ações de melhorias. Só de recursos do Governo Federal, foram R$ 5,3 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Os outros R$ 3 milhões foram com recursos próprios.

Na lista das ações realizadas, destacam-se:

_ 02 Reservatórios na Vila Americana;

_ Poço Artesiano na Vila Americana;

_02 Reservatórios no Bairro Timburi;

- Poço Artesiano no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida;

- Emissário de 2500 metros, na Vila Americana;

_ Reservatório de 800 mil litros, ao lado da sede do SAMAE, com adutora e Casa de Química (laboratório);

_ Poço Artesiano de 613 metros de profundidade (coletando água potável do Manancial Aquífero Guarani);

- Aquisição de Bombas Reservas;

_ Aquisição de novos veículos e motos;

- Reestrutura, ampliação e modernização dos espaços físicos do sistema de água;

- 36 mil metros de troca de tubulações antigas (com mais de 40 anos de uso);

O diretor Presidente respondeu as várias perguntas dos vereadores, numa sabatina inteligente e com pontuações reais, ponderando os desafios a serem ainda superados e destacando as mudanças históricas que ocorreram nos últimos anos. Demarchi não correu. Respondeu, com precisão, a todas as perguntas e agradeceu o espaço democrático de debates para esclarecer, com dados reais, as lutas que estão sendo travadas para melhorar o sistema de água. Ele enfatizou, ainda, que o primeiro bairro a receber a troca das tubulações está sendo a Vila Americana. Só nesta região, são mais de 10.500 metros de rede substituída, atingindo 590 residências. No prazo máximo de 60 dias, as obras já estarão concluídas. Depois deste bairro, segundo o projeto, os trabalhos seguem para a Vila Santa Inês, Vila Industrial e Centro.

Para o vereador André Rossato, propositor do debate, o encontro foi importante para deixar bem claro a situação de desafios e conquistas do sistema de água nos últimos anos. Ele cobrou mais diálogo do Samae com a população. De acordo com o parlamentar esta  foi uma forma de esclarecer o que está ocorrendo, afastando discursos políticos de críticos oportunistas.