O Prefeito José Ronaldo Xavier convocou uma reunião com Secretários do governo, vereadores e representantes do bairro Nova Andirá, nesta segunda-feira, dia 23, para informar a comunidade que o início das obras do asfalto deve protelar por mais alguns dias. Isso por que, apesar de estar tudo pronto para o início dos trabalhos, o chefe do executivo foi informado pelo diretor do Sedu – Paranacidade, Wilson Lipinski, que, devido aos reajustes ocorridos no final de 2014 nos produtos utilizados para a realização das obras de pavimentação asfáltica, será necessário um realinhamento dos valores.

Na prática, isso quer dizer que o Governo do Estado fará uma nova planilha de atualização e, na sequência, o município fará um novo processo licitatório. A licitação para as obras do bairro Nova Andirá tinha sido feita no dia 19 de janeiro de 2015, mas, por conta deste reajuste, a SEDU Paranacidade orientou o município a cancelar a licitação realizada - que já estava aguardando a homologação -, e efetivar a abertura de um novo processo. Durante o encontro, que aconteceu na sala de licitações da prefeitura, os moradores destacaram o receio de que este novo processo pudesse culminar no bloqueio do empréstimo, no valor de R$ 3,1 milhões, conquistados para a realização da obra. Mas o Secretário de Administração e Finanças do município, Orlando Suda, fez questão de deixar claro que o dinheiro já está garantido e não há nenhuma possibilidade de perda. “O próprio SEDU entendeu que foi um caso atípico e nos avisou. Tem mais de R$ 100 milhões de obras parado no Paraná por conta disso. Estão cobrando se vamos cancelar e abrir uma nova. Então, temos que resolver logo”, disse Suda.

O Prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) também procurou enaltecer que a orientação da necessidade do procedimento de reajuste dos valores não partiu do município e, sim, da própria SEDU. Ele disse que também foi pego de surpresa, mas, acalmou os moradores, garantindo que não há riscos de perda, já que o dinheiro está reservado para Andirá. Como será necessário fazer um novo Projeto de Lei e encaminhar para votação no legislativo, os vereadores – tanto da base de governo, quanto da oposição – que estavam presentes na reunião, expressaram empenho em colocar em pauta para votação em caráter de urgência.

Para Claudemir Pereira, morador do bairro, as informações estão claras. “O que a gente está ouvindo, não tem nem o que contestar. Se partir para o lado político, nós vamos perder sempre. Se a fonte está dizendo que tem que ser assim, vamos fazer. Se já há uma parceria fechada com a câmara e prefeitura para agilizar, então, está tudo certo”, disse. Alessandra Marzolla Cazita, também moradora do bairro, destacou a importância da transparência. “Pelo menos chamaram os moradores para explicar. Não é uma coisa que está sendo escondido”. O próximo passo, agora, é aguardar a atualização dos valores da obra, que deve ocorrer já nos próximos dias pela SEDU. Depois disso, será feito o encaminhamento do PL para a câmara e abertura da nova licitação.

Tiago Dedoné
Secretaria de Comunicação