Os novos agentes de endemias contratados pela Secretaria Municipal de Saúde de Andirá participaram nesta quarta-feira, dia 13, de uma capacitação realizada numa parceria com a 18ª  Regional de Saúde de Cornélio Procópio. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os profissionais do setor tiraram dúvidas, ouviram importantes orientações e puderam ampliar o conhecimento em relação ao combate do Aedes aegypti.

A capacitação foi ministrada pelo coordenador de Endemias da Regional, Alessio Bragnholo Neto, e vários profissionais da Secretaria de Saúde do município também acompanharam os debates. Para o coordenador do setor de endemias de Andirá, Silvio Zanin, a missão do curso foi fomentar ampliação de informações e apresentar estratégias para eliminar o Aedes aegypti, dando todo o suporte para extirpar o vetor transmissor das três doenças. Ele informou, ainda, que há um cronograma de ações afirmativas sendo operacionalizado na cidade.  No plano de trabalho, os agentes de endemias visitam residências e terrenos baldios para detectar possíveis focos e orientar a população sobre os cuidados e a prevenção.

Durante a explanação, o palestrante explicou que municípios devem intensificar a busca ativa de casos junto com Atenção Básica; e cabe a Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais da Saúde realizar a investigação compulsória de todos os casos suspeitos de Dengue. Isso por que é responsabilidade do município notificar o caso no sistema de informação e, automaticamente, informar à Vigilância Estadual. A Secretaria Estadual de Saúde orienta a todos os gestores que façam as investigações e sempre reforcem o trabalho de controle nas áreas de moradias, inclusive na zona rural. Com os novos contratados, Andirá, agora, conta com 14 Agentes de Endemias.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom