O governador Roberto Requião anunciou na quarta-feira (24) que as 26 cidades do Norte Pioneiro, que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), serão as próximas a receber 78 ônibus do transporte escolar. A região vai receber ainda três ônibus para o transporte de pacientes ao Hospital Regional de Santo Antônio da Platina e aos hospitais de Ibaiti e Wenceslau Brás, entre outras unidades de saúde.

“Todas as cidades com menos de 100 mil habitantes estão recebendo ônibus para melhorar o transporte escolar e todas as regionais de saúde vão receber ônibus brancos para transporte de doentes que precisam de condução permanente. Não são os doentes da emergência da ambulância, são os de tratamentos continuados nos hospitais. A região poderá receber até três ônibus”, adiantou Requião no encontro que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados que representam o Norte Pioneiro.

Na região, os ônibus do transporte de saúde ficarão sob a responsabilidade do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro). Ao consórcio, Requião confirmou a liberação de R$ 2,8 milhões ao Hospital Regional de Santo Antônio da Platina e de mais R$ 120 mil mensais para ampliar o atendimento dos hospitais da região.

Participaram do encontro, os prefeitos: José Ronaldo Xavier (PTB) - Andirá, Irton Muzeh - Abatiá, Edimar Alboneti - Barra do Jacaré, José Neto - Cambará, Isaac Tavares - Carlópolis, Juarez Lelis -Conselheiro Mairinck, Geraldo Molina - Figueira, Eduí Gonçalves -Guapirama, Luiz Carlos Santos - Ibaiti, Esmair Oliveira - Jaboti, Tina Tonetti - Jacarezinho, Otélio Baroni - Jaguariaíva, e os deputados: Nereu Moura (PMDB), Cleiton Kielse (PMDB), Caíto Quintana (PMDB), Miltinho Puppio (PSDB), Alexandre Curi (PMDB), Felipe Lucas (PPS) e Jonas Guimarães (PMDB).

E ainda: João Renato Custódio - Japira, Willian Ovçar - Joaquim Távora, Valter Abras - Jundiaí do Sul, Claudinei Benetti - Pinhalão, Efraim Moraes - Quatiguá, Geraldo Araújo - Ribeirão Claro, Dartgnan Fraiz - Ribeirão do Pinhal, Israel Domingos - Salto do Itararé, Maria Ana Pombo - Santo Antônio da Platina, José Isaac - Santana do Itararé, Walter Juliano Doria - Sengés, Guilherme Costa - Tomazina e Athayde Ferreira dos Santos - Wenceslau Brás.

Fonte: AE/Notícias