Várias secretarias da Prefeitura de Andirá estão mobilizadas na organização de ações do Outubro Rosa, levando informações de conscientização sobre a saúde da mulher e a importância dos exames preventivos, para se proteger de doenças e sofrimentos. Todos os Postos de Saúde estão desenvolvendo palestras, atividades diversas, distribuição de panfletos informativos e haverá, ainda neste mês de outubro, blitz no centro da cidade. Os meios de comunicação, como: internet, jornal, programas de rádios estão colaborando, ampliando o processo de divulgação da campanha em Andirá.

A secretaria realizou uma palestra, aberta a toda população, chamando a atenção para o tema. O evento aconteceu no Cine Teatro São Carlos, mobilizou profissionais da secretaria e contou com a participação da Secretária Ednyra Godoy, que abriu o evento parabenizando os presentes pela disponibilização em vir adquirir mais informações acerca do tema. A palestra sobre “Saúde da Mulher” foi promovida pelo enfermeiro chefe da Unidade Básica de Saúde da Vila Industrial, Thiago José Norberto Costa, que explicou cada passo para a realização do auto exame e da importância de procurar o médico assim que detectar alguma anormalidade.

Ele também reiterou que todos precisam fazer os exames periodicamente. A secretária informou, ainda, que a fila do exame de mama em Andirá está zerada no município e convocou as mulheres para fazer o exame. O evento teve momentos de muita emoção, principalmente quando ela realizou a distribuição de rosas às mulheres presentes no encontro.  O projeto também teve participação da enfermeira Mayara Oliveira Miranda Paludetto, da UBS da Vila Santa Helena, na organização. A Secretaria Municipal de Cultura também participou do encontro, com apresentações culturais de dança e teatro.