Secretaria de Cultura e Comunicação fecha parceria com Unopar para projetos de inclusão digital
O Telecentro de Andirá, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, recebeu da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) - campus Bandeirantes -, quatro computadores completos para ampliarem as ofertas de cursos de informática para a população. A entrega foi realizada pelo professor coordenador do curso de administração da instituição acadêmica, Kleber Feliciano. Além dos equipamentos, o professor atendeu um pedido do secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, de parceria entre a universidade e a prefeitura, no fomento de projetos de extensão que permeiem pela inclusão digital e por formações que ampliem os currículos, principalmente dos jovens, durante o processo de inserção no mercado de trabalho. Para o secretário, a colaboração será de grande ajuda: "Nós assumimos a secretaria com os equipamentos públicos precisando de estrutura, modernização de instrumentos e necessitando de um norte pedagógico que propicie intervenção social. No caso do Telecentro, estamos lutando para trocar os aparelhos antigos que estão lá, reestruturando o conteúdo programático e as ofertas de novos cursos para poder turbinar os currículos dos jovens na disputa por espaços de trabalho. Vamos conseguir alcançar as metas", destacou.
O Secretário ainda destacou que o projeto da Prefeitura para reestruturação do espaço não contempla apenas o âmbito pedagógico e melhorias nos equipamentos. "Outro objetivo urgente nosso é a reestruturação física. Há problemas de infiltração, banheiro entupido e inutilizado há mais de um ano, o sistema de segurança precisa ser reforçado", ressaltou. "Nós colocamos na relação de cursos para este ano várias novidades. Inclusão digital para a terceira idade e até mesmo o curso de manutenção de computadores, que é um curso caro e vamos ofertar gratuitamente. Outra ação importante é um projeto de educomunicação voltado para professores, com o intuito de trabalhar mediações tecnológicas e ferramentas de dinamização do processo de ensino - aprendizagem", concluiu.