Uma parceria entre a Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, de Curitiba; e a 18ª Regional de Saúde do Paraná, trouxe para a cidade um curso de Cuidador de Idosos. Profissionais de várias áreas estão participando da capacitação que terá dois meses de duração, terá certificação ao final do processo e promete propiciar um conteúdo programático com aporte em atendimento humanizado e técnicas importantes para ampliar os conhecimentos do que desejam tornarem-se profissionais neste setor. O evento está acontecendo nas instalações da Escola Municipal Ana Nery, sob o comando das instrutoras: Aline de Andrade Rafael (técnica de enfermagem) e Maria Lúcia Rodrigues (enfermeira).

O objetivo do curso é promover uma qualificação profissional que instrumente os alunos para ingressarem no mercado de trabalho no papel de cuidadores de idosos, constituindo um novo recorte profissional que leve em conta a especificidade da velhice, considerando as ressonâncias do envelhecimento e a realidade do idoso na sociedade.  Cerca de 35 alunos estão matriculados e as aulas acontecem todos os dias.

Der acordo com Aline de Andrade, a metodologia pedagógica do curso prevê apresentação de técnicas dinâmicas e informações que auxiliarão na formação. “O curso apresenta grande importância da ampliação de estratégias que tenham o cuidador como sujeito principal, cabendo ao profissional de saúde e às políticas públicas valorizarem a rede de suporte ao idoso dependente. Esta rede é extremamente imprescindível como base do processo de cuidar com qualidade de vida da população destacou. Para a Secretária de Saúde de Andirá, Ednyra Godoy, esta parceria é muito importante, já que propicia conhecimentos sobre como lidar com os desafios, complexidades, vivenciadas por muitos idosos. A aula inaugural, realizada nesta segunda, dia 25, teve apresentação do conteúdo, sorteios de brindes e um coffe breack.