Notícias

Home / Cidade / Notícias

Ações de bloqueios e combate a dengue, vistorias e distribuição de materiais estão sendo intensificadas em Andirá que, desde agosto do ano passado não apresenta casos confirmados de infectados com o mosquito Aedes Aegypti na cidade. O município, que teve um surto em 2013, articulou planejamentos de defesas, com campanhas educativas, palestras em escolas e em grupos sociais, mobilização dos profissionais agentes de endemias que atuam diretamente no combate. Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti é a missão diária destes profissionais.

Neste sábado, na sede do Cine Teatro São Carlos, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o “Dia D”, com apresentações maquetes, exposição das larvas do mosquito, distribuição de panfletos ilustrativos, orientações sobre os diversos sintomas. Também houve exposições e orientações sobre animais peçonhentos como, escorpião e aranhas. O evento foi coordenado pelo secretário de saúde, Paulo Cesar Fernandes e o diretor do departamento de endemias, Silvio Zanin. Ao iniciar o período letivo das escolas, um ciclo de palestras e atividades de orientações também serão agendados. 

 

Cuidados podem evitar a proliferação

O Aedes é o mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus. O que mais preocupa os agentes são os locais que normalmente passam despercebidos e fora da "linha dos olhos", como: calhas e ralos entupidos, lonas plásticas embrulhadas, pequenos recipientes que possam acumular água, lixos plásticos e materiais em desuso, piscinas abandonadas ou caixas de água destampadas. A maioria dos locais em que larvas são encontradas são nas residências, por isso, redobrar os cuidados é essencial para se proteger. 

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM