Melhorar o sistema de saúde do município e oferecer atendimento com mais qualidade aos andiraenses é preocupação constante da administração pública.

A Secretaria Municipal de Saúde de Andirá , recebeu no início da semana, mais um lote de medicamentos adquiridos pela prefeitura, através do Consórcio Paraná Saúde. Dentre eles, remédios para tratamento de hipertensão, diabetes e ginecologia, sem contar os mais comuns          como analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos. Os medicamentos são disponibilizados na Relação Nacional de Medicamentos (Rename), de acordo com o perfil da população e adquiridos com recursos do Município, Estado e União. No caso de Andirá a contrapartida da prefeitura em 2009 foi de            R$ 60.000,00 (Sessenta Mil Reais). De acordo com a farmacêutica Thais Machado, responsável pela farmácia municipal, os medicamentos são entregues pelo Consórcio na 18ª Regional de Saúde em Cornélio Procópio, onde são retirados pelos municípios participantes. “As compras são feitas nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. A cada 15 dias retiramos os medicamentos em Cornélio Procópio e abastecemos a rede municipal. Nessa semana recebemos um grande lote, mas ainda faltam alguns itens que deverão ser entregues até o final do mês”, explicou a farmacêutica.

“Estamos realizando um trabalho sério e transparente. Nosso objetivo e do prefeito Xavier, é garantir melhor qualidade de vida e fácil acesso à saúde a toda população. Para isso estamos adotando estratégias que colocarão o sistema municipal entre os melhores do Estado”, disse o secretário José Roberto de Oliveira.

Desde que assumiu a prefeitura, o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), concentra esforços para solucionar os problemas existentes no setor, como a falta de médicos, equipamentos, mau atendimento e a escassez de remédios. Algumas ações já foram colocadas em prática e amenizaram a situação, dentre elas a contratação de novos profissionais e a compra de um grande volume de medicamentos. Outras só surtirão efeitos em médio prazo. Exemplo, o reinício das obras da Clínica da Mulher, paralisada ano passado e a municipalização do Pronto Socorro, que deverá ocorrer em janeiro próximo.

Fonte: Da assessoria