A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Andirá está intensificando as agendas de trabalho, diagnosticando a realidade situacional sobre as demandas  do empresariado e buscando efetivar uma prática de trabalho pautado em muito diálogo e ações. Na última semana, a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Andirá   (ACEAD) esteve na Prefeitura apresentando à Prefeita Ione Abib, um relatório situacional de dados estatísticos com relação ao comércio local (desafios e demandas). A Presidente, Silvia Flores, agradeceu a abertura de espaço e destacou que esta interface do setor empresarial com o poder público pode ser muito importante para renortear planejamentos estratégicos que possibilitem ampliação econômica no município e mais políticas de geração de renda.

A Secretária, Sueli Nardoni, também foi até Jacarezinho, onde participou do encontro do movimento Cidades Digitais, conhecendo experiências e idéias que possam ser implantadas em Andirá, com o intuito de possibilitar atrativos de inovação ao município. Os gestores da regional da Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos também estiveram em Andirá para uma apresentação dos trabalhos. Do encontro, pautaram modificações das ações de atendimentos na Agência do Trabalhador, com mais serviços, proposta de mudança de local da sede – com espaço mais propício para ofertas de cursos de capacitação profissional -. A Prefeita também participou deste encontro.

Na última sexta-feira, a Secretária, juntamente com a gerente da Agência do Trabalhador, Luciana Santos Araújo, deu início a uma série de visitas ao comércio e indústrias da cidade. O intuito, além de se apresentar, é debater com os empresários alternativas de apoio e ampliação das oportunidades de geração de emprego e renda, para fomentar ampliação da economia local. A missão também é externa. A Secretária e a Prefeita estiveram em reuniões com empresários em Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e já tem agendas em São Paulo, Indaiatuba e Minas Gerais. O objetivo é a busca de novas empresas e espaços de oportunidades em Andirá. “Esta é uma secretaria muito estratégica e tem obrigação de cumprir o seu papel, dialogando, diagnosticando, fomentando ações estratégicas de apoio ao nosso comércio e indústria e buscando novas oportunidades de fora para a cidade. Objetivo é gerar emprego e renda, melhorando nossa economia e nosso papel na economia regional”, disse a Secretária, enfatizando que as visitas nas empresas também tiveram como foco a consolidação de parcerias para contratação das pessoas cadastradas na agência.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM